Memória LEOUVE

Caminhão derruba pórtico histórico em Caxias

Caminhão derruba pórtico histórico em Caxias

Veículo de uma empresa de guinchos estava transportando uma máquina para obras no Fórum, na manhã desta terça, no bairro Panazzolo

 

"CaminhãoUm caminhão de uma empresa de guinchos derrubou o pórtico histórico da anriga Vínicola Luiz Antunes, por volta das 8h15min desta terça-feira, na rua Luiz Antunes, no bairro Panazzolo, próximo ao Fórum e ao Centro de Cultura Ordovás, em Caxias. O veículo com placas de Nova Roma do Sul descia pelo prolongamento da Avenida Independência e estava transportando uma máquina para obras no Fórum e não conseguiu passar por baixo do pórtico e acabou derrubando-o.

 

De acordo com a fiscalização de trânsito, o caminhão tinha altura de 4,95 metros, acima do limite permitido, de 4,40 metros. O veículo foi autuado. O motorista do caminhão não quis gravar entrevista. Na queda, pedras da estrutura danificaram um Fiat Pálio que estava próximo, mas a mulher que dirigia o carro não ficou ferida.

 

O pórtico foi construído no ano de 1913, embora o ano de 1895 estivesse registrado na estrutura. A Vinícola Luiz Antunes integrou o ciclo das grandes empresas de vinificação de Caxias do Sul. Oriunda de Porto Alegre, a vinícola instalou suas operações em 1912 na cidade.

 

A diretora do Departamento de Memória e Patrimônio da cidade, Liliana Henrichs, afirma que o pórtico não é tombado pelo Patrimônio Histórico, mas é considerado um monumento do município. A construção consta na lista de bens que ainda podem ser tombados. Ela explica que o motorista do caminhão deverá arcar com os danos, reconstruindo ou pagando pela reconstrução fiel do pórtico.

 

Ouça audio com Liliana Henrichs.

 

{audio}images/arquivos/audios/rogerio.costanza/confira audio com liliana henrichs 0611.mp3{/audio} 

"O