Um convênio firmado na manhã desta terça-feira,18, entre a Fundação Universidade Caxias do Sul e a Prefeitura de Bento Gonçalves promete ser a semente de um novo momento na educação de jovens alunos da rede municipal de ensino. Por ele, já a partir de fevereiro deste ano, quando inicia o ano letivo, 200 jovens da Escola Municipal São Roque, que cursam entre o 6º e 9 º anos passarão a ter aulas em turno integral no Campus Universitário da UCS em Bento.
Trata-se de uma parceria entre o setor público e o privado cujo objeto é a cessão de uso do Campus incluindo 10 salas de aula, laboratórios, auditório, quadras esportivas, terreno para horta entre outras pela Escola Municipal de Tempo Integral São Roque. O projeto pedagógico inovador é intitulado de Educação para o futuro e empolga os docentes e pais de alunos que estiveram presentes ao ato. O plano pedagógico, professores, merenda, direção e outras ações permanecem a cargo da SMED.
A apresentação contou com a participação da primeira-dama, Cláudia Remus, secretária de Educação, Adriane Zorzi, do reitor da Universidade, Evaldo Antonio Kuiava, vice-reitor, professor Odacir Deonsío Graciolli, além do o presidente da FERVI, Nestor José Caon. Outros secretários municipais e vereadores também prestigiaram o ato.
A vice-diretora da EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz, Cristiane Ferrari Rizzi, destaca que a expectativa é “grande devido a importância disso para a história do ensino em Bento Gonçalves. Vamos ter a ampliação de vagas nas séries iniciais e finais. Essa oportunidade aprimora a demanda da comunidade, bem como, do acesso ao conhecimento já que os alunos vão poder usufruir da estrutura da Universidade”.
O Município realizará o repasse de R$ 1.255.250,00 referentes à reforma da cozinha – de acordo com as normativas de educação – cessão de uso do espaço, equipamentos, projeto pedagógico, espaço maker, horta escola e escola para vida.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi ressaltou tratar-se do início de uma nova etapa de ensino, num espaço de “construção de conhecimento”.
Para o vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli com a parceira a universidade contribui para o fomento e qualificação da educação e aproxima a Universidade da sociedade . “Sem dúvida vamos colher frutos interessantes desta parceria”.
O reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava ressaltou o caráter inédito da parceria. “Esse projeto não tem em nenhum lugar do mundo. O nosso objetivo é a união para melhor atender a comunidade. É uma proposta pedgagógica e formativa onde toda essa estrutura do campus vai estar disposição dos alunos da EMTI São Roque. Parabéns a todos por esta visão. Trabalhando desta maneira vamos otimizar cada vez mais os nosso recursos. Com certeza é uma parceria que não tem erro”, disse.
O projeto ainda prevê a construção de espaço maker para professores e alunos estarem mais próximos e debaterem ideias, horta escolar e criação de um projeto que levará conteúdo para as crianças com câncer.
Representando o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, que estava em Porto Alegre participando do lançamento do projeto Avançar no Turismo, a primeira-dama Cláudia Remus comemorou a parceria. “Nós gostaríamos que todas as escolas tivessem uma estrutura geral como uma universidade tem. Estaremos dentro deste ambiente atendendo alunos, e proporcionando mais vagas. Hoje estamos plantando a primeira sementinha. O papel das instituições de ensino é de promover iniciativas como essa para projetar um futuro concreto prestando serviços a comunidade e aprimorando as suas ações”.
No final do encontro as autoridades visitaram os laboratórios da universidade, que serão utilizados pelos alunos.