Bento Gonçalves

Comandante da Brigada Militar de Bento Gonçalves e região, Tenente-Coronel Becker avalia seu período frente ao 3ºBPAT

Imagem: Günther Schöler / Grupo RSCOM
Imagem: Günther Schöler / Grupo RSCOM

Após um ano a frente ao 3º Batalhão de Áreas Turísticas, o Tenente-Coronel Luís Fernando Becker deixará o posto para assumir uma nova função na chefia do Estado Maior do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO). A mudança, que pegou muitos de surpresa, fez com que o policial refletisse sobre seu período no comando da Brigada de Bento Gonçalves e outros 25 municípios.

Em entrevista ao Grupo RSCOM, Becker falou mais sobre a chegada da notícia de que iria assumir um novo posto em Caxias do Sul, seus feitos ao longo de 2021 no 3ºBPAT e, também destacou iniciativas e ações sociais feitas pela Brigada Militar durante o ano que passou. Para ele, um dos pilares dos trabalhos foi simplesmente dar condições para que os policiais pudessem trabalhar.

Basta deixar o nosso policial militar… Dar as condições necessárias para o nosso policial militar desenvolver o seu trabalho que ele consegue trazer todos esses benefícios para a sociedade e com isso nós tivemos muitas armas, drogas e pessoas presas e assim como também ações sociais desenvolvidas no 3ºBPAT que não é só Bento Gonçalves mas sim 25 municípios de grande importância da Serra Gaúcha.” Afirmou.

Durante o ano de 2021, Becker, em conjunto com outras lideranças das forças de segurança da cidade promoveram ações para cuidar do psicológico dos agentes. Os policiais da Brigada Militar convivem com grande estresse durante as ocorrências, uma vez que precisam lidar com situações extremas e em muitas ocasiões colocam a própria vida em risco.

Dentro de suas ações, o Tenente-Coronel relembrou a ocasião onde a Brigada Militar realizou ações voltadas para crianças. Ele falou, em especial, sobre o Dia das Crianças e, também, o Natal. “Nós desenvolvemos também durante o Dia da Criança e o Natal algumas ações no Bairro Eucaliptos em que juntou muitas e muitas crianças. Foi sensacional.” 

Para Becker, a possibilidade de que os agentes possam trabalhar com os pequenos motiva as equipes e, trazem benefícios para toda sociedade. Essa característica dos policiais presentes e em contato com a comunidade é outro ponto bastante frisado pelo comandante.  “Nós temos alguns policiais que são fantásticos nesse sentido de interagir com a comunidade, e claro com um policiamento comunitário, as parcerias com o Sindilojas, CDL, um apoio do CONSEPRO, e de todos os amigos que compõem a sociedade nós conseguimos lograr êxito em diversos aspectos.” Frisou.

Patrulha Maria da Penha

No final de 2021, a Brigada Militar de Bento Gonçalves teve um aditivo no número de agentes através do RS Seguro. Com isso, além de um reforço na segurança da população em geral, a cidade foi beneficiada com a efetivação de policiais para atuarem exclusivamente na Patrulha Maria da Penha. Desta forma, as mais de 180 mulheres que são acompanhadas por conta de casos de violência, terão uma aproximação ainda maior com os agentes e, assim, irão dispor de maior segurança em sua vidas.

Até então, a Patrulha Maria da Penha, comandada pela Capitã Estefanie, contava com trabalho de policiais que desempenhavam outras funções. Então, somando o acréscimo de agentes e, pelo fato de atualmente os casos de violência doméstica serem o segundo maior gerador de denúncias no 190, a Brigada Militar efetivou três agentes que trabalharão apenas no acompanhamento das vítimas já cadastradas, além de atenderem as ocorrências desta natureza no dia a dia.

Nova função em Caxias do Sul, mas ainda auxiliando na segurança de Bento Gonçalves 

O novo cargo de Becker na Brigada Militar vem carregado de responsabilidades, uma vez que irá assessorar o comando do Estado Maior do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra. Inicialmente, o Tenente-Coronel aceitou a mudança “um pouco contrariado”, porém, agora, vê que deixa o posto com sentimento de dever cumprido. A função a ser desempenhada, por mais que seja em outra cidade, ainda abrangerá Bento Gonçalves e todos outros municípios do 3ºBPAT.

“Nós somos ligados ao Comando Regional da Serra e aos sessenta e seis municípios de toda a região, inclusive Bento Gonçalves. São cinco batalhões que são ligados ao Comando Regional da Serra. Temos o comandante, o Coronel Brites, e eu vou assessorá-lo para tentar coordenar todas as atividades, tanto administrativas, quanto operacionais dos cinco batalhões.” 

Ele explicou que sua abrangência vai desde o que já comandava no 3º Batalhão de Áreas Turísticas, acrescido da Brigada Militar de diversos outros pontos do estado do Rio Grande do Sul.

“Nós temos uma parte administrativa que traz recursos humanos, financeiros e logísticos para toda essa região da Serra e eu diria que é uma das regiões mais importantes de todo estado. Inclusive nós temos Caxias do Sul, que é a segunda cidade com maior população do estado, então nós temos tanto a área industrial que é o foco Caxias, a área turística que é o 1ºBPAT lá em G ramado enquanto aqui o 3ºBPAT em Bento Gonçalves. Nós temos a fronteira que é o 10º batalhão que fica em Vacaria. Temos ainda o Farroupilha que fica nesse meio com 36º Batalhão, então todos esses batalhões compõem o CRPO e cabe a nós agora apoiá-los e tentar trazer a eles melhores condições para desenvolver o trabalho. Nesse sentido vamos se dedicar cada vez mais. Não importa o local onde a gente esteja, o importante é a gente trabalhar com o coração para trazer o melhor e fazer o melhor para a população e para a instituição.” finalizou Becker.

Após a ida de Becker para o Estado Maior do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO), quem assumirá o comando do 3ºBPAT é o também Tenente-Coronel Arthur Barcelos.