Comportamento

Administração dos Centros Comunitários retornam para as associações de moradores de Caxias do Sul

 Foto: Mateus Argenta / Prefeitura
Foto: Mateus Argenta / Prefeitura

Em Caxias do Sul estão, atualmente, registrados 64 Centros Comunitários. Espaços físicos construídos para atender  atividades da comunidade onde são instalados. Estes durante a gestão do ex-prefeito Daniel Guerra foram retirados da gestão das associações, por meio de processos judiciais.

Ainda na gestão de Flávio Cassina, oito foram devolvidos às associações. Agora, durante a administração de Adiló Didomenico, outros 25 centros foram entregues, os demais estão sendo recuperados. O presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter explica quais atividades ocorrem nestes locais.

“Eu defendo que cada bairro deveria ter o seu centro comunitário, por quê? Porque cada movimento que dá dentro do bairro tem que ter um espaço pro pessoal se reunir. É uma festa, é uma reunião, é um velório de uma família que não tem condição de pagar é no centro comunitário, é qualquer tipo de movimento. Isso é uma das coisas que nunca deveria ter sido colocado na justiça.”

Valdir Walter comentou que o Centro Comunitário da Vila Romana, na época, denominada por ele como “período macabro”, não foi possível recorrer na justiça e o ex-prefeito determinou a derrubada do prédio. Por conta disso, há um processo judicial contra Daniel Guerra, para que ele destine um valor financeiro e o local seja reconstruído. O processo está em tramitação.

O presidente da UAB comentou que 90% dos centros foram construídos pela própria comunidade local, por isso o uso é delas. Diante de um acordo feito com a atual administração, um documento já foi assinado possibilitando que os presidente de bairros possam reabrir os centros. Valdir Walter informa à população que estava receosa sobre o uso dos espaços, que já podem voltar a usá-lo, pois, por meios legais o espaço foi devolvido para a comunidade local.

Caso algum presidente de bairro, queira sinalizar a UAB sobre o desejo da construção de um Centro Comunitário no seu bairro, pode conversar durante a assembléia geral que ocorre todo primeiro sábado de cada mês. O presidente será orientado a buscar a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) e entrar com o processo, sendo analisado critérios. A UAB dará apoio a este encaminhamento. No momento, devido ao tamanho da comunidade, está sendo analisado, junto a prefeitura, a construção de um centro comunitário no bairro Campos da Serra.