Comportamento

Na Serra, Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha registram problemas com temporais

Foto: Defesa Civil de Farroupilha
Foto: Defesa Civil de Farroupilha

As chuvas que atingiram a Serra Gaúcha no final da tarde e começo da noite do domingo (16) trouxe preocupação para algumas cidades. Em Farroupilha, Bento Gonçalves e em Garibaldi, elas chegaram com mais força, acompanhadas de fortes ventos e causaram transtornos no trânsito de rodovias e também na área urbana.

Em Farroupilha, a Defesa Civil foi acionada para atender uma queda de árvore no Km 56 da ERS-122. A planta, de grande porte, ficou em cima de uma das pistas, causando lentidão para quem se deslocava até Nova Milano. Além da Defesa Civil, a ocorrência foi atendida pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros.

Foto: Christine Becker

Já em Garibaldi, durante a noite do domingo, uma árvore caiu sobre fios elétricos, o que resultou no seu rompimento e posterior bloqueio de algumas ruas centrais da cidade. Uma equipe da RGE trabalha na manhã desta segunda-feira (17), na retirada dos fios, bem como restauro da energia elétrica na localidade. O trânsito já foi liberado, porém, os motoristas devem ter cuidado ao passarem pela Avenida Independência.

Em Bento, houve a queda de uma árvore na Rua Arcino Garbim, no bairro Fátima, além do registro de problemas com semáforos em alguns cruzamentos.

Foto: Defesa Civil

A reportagem do Grupo RSCOM também procurou os escritórios da Defesa Civil de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Carlos Barbosa. Nestas cidades, não houve o registro de ocorrências graves devido ao temporal.

Também foram procurados os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região. Apesar de em alguns pontos, como Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa e parte de Bento Gonçalves, a chuva ter sido mais intensa, não foram registrados perdas ou problemas com as plantações.

De acordo com o presidente do sindicato de Flores da Cunha, Olir Schiavenin, a cidade registrou pouco mais de 10 milímetros de chuva no final de semana, o que representa muito pouco para as necessidades dos produtores.

Já a presidente da entidade em Caxias do Sul, Bernardete Boniatti Onsi, relatou que haverá, durante o dia de hoje, o contato com os produtores do interior, em busca de casos de problemas, porém, ela também ressaltou que a chuva que atingiu a cidade não trouxe danos para as propriedades.