Óbitos

Operação Verão registra primeira morte por afogamento no Litoral Norte gaúcho

Fato aconteceu em Cidreira

Corpo de banhista que desapareceu em Quintão é encontrado em Cidreira
(Foto: Luiza Fim / Arquivo Pessoal)

O Corpo de Bombeiros confirmou a primeira morte por afogamento desde o início da 5ª Operação Verão. O caso foi registrado na segunda-feira (10).

Uma mulher de 44 anos, residente em Viamão, banhava-se em área de pesca sinalizada e, portanto, não balizada para banho, a cerca de 4,3km da guarita 173, em Cidreira. Os guarda-vidas da guarita mais próxima foram acionados por populares e levados de carro até o local.

Ao entrar no mar, retiraram a vítima em grau 6 de afogamento – o mais alto conforme a normativa do Corpo de Bombeiros. Ela foi reanimada e encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao hospital, mas não resistiu e morreu.

Como de costume, os guarda-vidas reforçam o pedido para que os banhistas que frequentam as praias de mar ou de águas internas estejam atentos às sinalizações de áreas seguras para banho. O Corpo de Bombeiros utiliza, desde 2019, bandeiras com as cores vermelha e amarela para demarcar os locais adequados para entrar na água e sob a visão dos guarda-vidas. O banho deve ocorrer entre as duas sinalizações onde está escrito “Banho seguro entre bandeiras”.

Conforme o boletim mais recente da 5ª Operação Verão, divulgado ontem (11), os guarda-vidas já registraram 156 salvamentos nas praias do Litoral Norte gaúcho. A maior incidência foi registrada em Torres, 36 salvamentos foram realizados.

Informações: Litoral na rede