Caxias do Sul

Prefeito de Caxias do Sul garante que, mesmo com aumento de infectados por Covid-19, a Festa da Uva vai ocorrer

Até o momento, já são 91 Servidores Públicos infectados pela Covid-19

Foto: Wellington Frizon / Grupo RSCOM /Reprodução
Foto: Wellington Frizon / Grupo RSCOM /Reprodução

Ocorreu na tarde desta terça-feira (11), na Prefeitura de Caxias do Sul, uma coletiva de imprensa com o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), retratando sobre o grande aumento de contaminados de Covid-19. Os gráficos mostram que as semanas 52 a 01, ou seja, do dia 26 de dezembro de 2021 até 08 de janeiro de 2022, não apresentam informações parciais, no entanto, no dia 08/01 é possível observar um aumento de 871,4% na média móvel dos casos, comparada aos 15 dias anteriores.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) havia informado que o número de servidores afastados por Covid-19 ou por contato com caso positivo subiu para 76 após nova atualização às 17h da última segunda-feira (10), porém até ás 17h30min desta terça-feira (11), foi registrado 91 servidores infectados. Por conta disto, tem a necessidade de algumas UBS’s fecharem temporariamente por falta de funcionários, sendo que os poucos que não foram infectados, serão transferidos para outras UBS’ s para o sistema seguir funcionando.

Conforme Didomenico, medidas já estão sendo tomadas para evitar um colapso no sistema de saúde. “Reunimos o Comitê de Crise, convidamos todos os Sindicatos Patronais, a UAB, o Conselho da Saúde, para que se faça um mutirão imediatamente em Caxias do Sul, exigindo o uso da máscara, o álcool em gel, distanciamento e coibir a circulação desnecessária, pois os números mostram a primeira semana de janeiro comparado as últimas semanas de dezembro um aumento geométrico, algo já mais visto. Em nenhum outro momento da crise teve uma explosão tão grande, e diferente das outras ocasiões, agora também atingindo a força de trabalho da saúde, tendo hoje 91 servidores afastados por Covid-19. Embora a Ômicron não tenha mostrado alto índice de ocupação de UTI e, felizmente, baixo índice de óbito, mas ela coloca em risco um colapso no sistema de saúde”, disse Adiló.

A prefeitura de Caxias do Sul irá divulgar ao longo da semana quias UBS’s serão fechadas.

Festa da Uva

O gestor também destacou que mesmo com o avanço exponencial de contaminados, a Festa da Uva irá ocorrer, tendo em vista que o Executivo tem a expectativa de uma melhora dentro do prazo de 15 dias.

Pois se por um lado estamos com esta contaminação bastante alterada, a estatística e o que aconteceu nos outros países mostram que até dia 18 de fevereiro se nós nos empenharmos, nós estaremos com uma curva descendente seguramente. O protocolo está sendo montado com previsão de período de Covid-19. Como foi feito na Marcopar, estamos buscando o auxilio do Sebrae para que nos auxilie. A montagem dos pavilhões já vinha sendo montada como um cenário de Covid-19, então não tem nenhuma surpresa que possa surgir. Agora é claro que precisamos estar acompanhando os números para ir adequando ao protocolo, mas eu tenho a convicção que tudo vai ocorrer bem até lá, se Deus quiser”, ressaltou o gestor.

Fotos: Wellington Frizon / Grupo RSCOM