Últimas notícias

Bento Gonçalves decretará situação de emergência em virtude da estiagem

Imagem: Assessoria da Prefeitura de Bento Gonçalves
Imagem: Assessoria da Prefeitura de Bento Gonçalves

Durante uma reunião realizada na Prefeitura de Bento Gonçalves na manhã desta terça-feira (11), ficou definido que o município decretará situação de emergência por conta da estiagem. A falta de chuva regular e as altas temperaturas ocorridas nas últimas semanas têm causado grande prejuízo para a agricultura.

O momento foi analisado durante o encontro, que contou com a participação do prefeito Diogo Siqueira; Secretário de Governo, Henrique Nuncio; de Segurança, Tenente Coronel Paulo César de Carvalho; adjunto da Agricultura, Antônio Somensi; chefe do escritório local da Emater, Thompsson Didoné; representando a Defesa Civil Regional, Tenente Ricardo Bressan; presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cedenir Postal; da Defesa Civil de Bento Gonçalves, Claudiomiro Massutti e o geólogo Luis Pinto.

De acordo com o laudo da Emater, estima-se um prejuízo no setor primário de R$37 milhões, com perda de 20 a 25% da produção. Foram afetados o cultivo da uva, outras produções (pêssego, laranja, bergamota, ameixa e outros), olerícolas e o milho. “O papel da Emater é de estar próximo auxiliando o produtor e também fornecendo embasamento técnico para que o poder público possa tomar decisões. Fizemos um levantamento junto aos produtores, cooperativas e agricultores para apresentar e referendar as informações com todos”, destacou Didoné.

O decreto será remetido para avaliação e homologação junto aos governos estadual e federal e, caso seja homologado, a Prefeitura poderá encaminhar medidas para auxiliar os produtores.