Comportamento

Procon de Caxias do Sul prestou mais de 34 mil atendimentos em 2021

Bancos e empresas de telefonia e internet são líderes no ranking de reclamações

Foto: Mateus Argenta / Prefeitura
Foto: Mateus Argenta / Prefeitura

O Procon Caxias divulgou o ranking de reclamações às empresas no ano de 2021. Pelo relatório anual de atendimentos do exercício passado, as principais reclamações formalizadas estão na área financeira, como bancos, créditos, juros e consignados, e telefonia/internet.

No total, foram realizados 34.596 atendimentos presenciais e online para a população. Em material divulgado Procon, os fornecedores com o maior índice são Vivo, Oi, Claro, Caixa, RGE, Banco Pan, Banco C6, Tim e Banrisul.

O Procon fiscaliza e atua com base no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, prezando pelo direito à informação, segurança e proteção dos consumidores. “Pela análise do número de atendimentos e porcentagem dos casos resolvidos, tivemos um ano com índice satisfatório. Ano a ano, verificamos aumento na procura, isso mostra que a população vem buscando o Procon e encontrado a solução para os problemas. Foi mais um ano atípico devido a pandemia, onde tivemos que nos reinventar para não interromper o atendimento”, avaliou o coordenador do Procon, Jair Zauza.

Com o balanço realizado mensalmente, algumas empresas caxienses ganham destaque no levantamento do SINDEC, canal de denúncias integrado entre os Procons de todo o país. O ranking detalhado com dados do SINDEC pode ser encontrado em https://caxias.rs.gov.br/procon/ranking-reclamacao.