Bento Gonçalves

IFRS Bento Gonçalves suspende temporariamente atividades acadêmicas presenciais

A medida tem como base os indicadores de saúde para controle da pandemia do coronavírus

curso
Imagem: Divulgação IFRS Bento

O Comitê Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus de Bento Gonçalves, suspendeu temporariamente, a partir desta segunda-feira (10), as atividades presenciais de Ensino, Pesquisa e Extensão. A medida tem como base os indicadores de saúde para controle da pandemia do coronavírus publicados nos Boletins Semanais da Instituição, assim como os últimos boletins divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde que apresentam tendência de aumento do número de contágios.

As atividades administrativas seguem ocorrendo no sistema presencial, porém as atividades acadêmicas, que envolvem sala de aula e projetos de pesquisa, de extensão e de inovação, voltam para o sistema remoto, nas plataformas online do Instituto. O decreto vale até o dia 24 de janeiro (segunda-feira), podendo ser prorrogado caso o quadro de instabilidade permaneça.

De acordo com o diretor-geral do Campus, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, o cenário epidemiológico local e o aumento na incidência de casos verificados pelo Comitè, contribuíram para a decisão. “Baseados na avaliação do último boletim da instituição, bem como as informações do governo do estado a respeito do cenário pandêmico, percebemos que muitos indicadores aumentaram na região, principalmente quanto à taxa de transmissibilidade. Então definimos pela suspensão temporária para evitar que esse surto externo pudesse ter repercussão interna e, assim, preservar a comunidade acadêmica e, por consequência, seus familiares”, explicou.

O ano letivo de 2021 do IFRS Campus Bento retomou as atividades acadêmicas presenciais em outubro do ano passado. Após o recesso de Natal e Ano Novo, as aulas reiniciaram no dia três de janeiro de 2022. O término do ano letivo dos cursos superiores acontece na metade do mês de fevereiro de 2022, e dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na metade de março de 2022.