Bento Gonçalves

Lançada a Campanha "Bombeiro Mirim" em Bento Gonçalves

Imagem: Divulgação/CBM-RS
Imagem: Divulgação/CBM-RS

A rotina do Corpo de Bombeiros Militar não é uma tarefa fácil. Atender incêndios, acidentes, resgates e uma infinidade de situações, são atividades regulares da corporação. Essa vida agitada fascina muitas pessoas, em específico as crianças, que, em muitos casos, enxergam neles exemplos a serem seguidos.

Pensando nisso, a corporação de Bento Gonçalves lança, a partir desta quarta-feira (05), o projeto Bombeiro Mirim 2022. Para saber mais sobre a iniciativa, a reportagem do grupo RSCOM conversou com um dos idealizadores, soldado Baigorra, que explicou como funcionará o programa.

“As inscrições estão abertas aqui no quartel do Corpo de Bombeiros, na rua Osvaldo Aranha, 359, no bairro Juventude da Enologia. […] Nós temos um prazo de 5 a 25 de janeiro para que o pessoal traga essas inscrições até aqui. Provavelmente no dia 5 de fevereiro nós vamos fazer o sorteio das 24 crianças que vão participar do projeto. As atividades vão se resumir a tudo que nós fazemos: combate de incêndio, salvamento de altura, salvamento veicular e noções básicas de primeiros socorros. A partir do instante em que nós recolhermos as inscrições desses 24 sorteados, vamos fazer um panorama de como as crianças vão chegar até nós. Baseado nisso, vamos adaptar o cronograma de matérias conforme a limitação de cada uma”, destacou Baigorra.

Além disso, o agente explicou que mais do que as atividades físicas, os bombeiros mirins também terão compromissos com a corporação fora do posto. “A base vai ser exatamente isso: hierarquia e disciplina. Nós, militares, sabemos como é isso, e nós vamos fazer com que eles entendam que a responsabilidade do que eles fazem lá fora reflete aqui dentro”, revelou.

É importante reiterar que todas as notas que as crianças alcançarem na escola refletirão dentro do projeto. Para tanto, os bombeiros pretendem convocar os pais para que estes estabeleçam essa disciplina dentro de casa também. O programa, que visa conscientizar sobre a cidadania, é voltado para crianças de nove a 12 anos de idade que estejam matriculadas em qualquer uma das unidades de ensino de Bento Gonçalves.

As inscrições devem ser realizadas por algum responsável diretamente no Corpo de Bombeiros Militar da cidade. É necessário apresentar um atestado médico comprovando que a criança tem plenas condições de praticar exercícios físicos. Sem taxa de inscrição, os bombeiros pedem para que, quem puder, contribua com materiais escolares que, posteriormente, serão doados para crianças carentes.

O projeto “Bombeiro Mirim” será executado no Centro de Treinamento do Bairro Industrial aos sábados de manhã, das 8h às 11h30. A escolha do dia e horário foi definida com o objetivo de que todas as crianças, sejam as que estudam de manhã ou à tarde, possam participar.

Por fim, reitera-se que as inscrições se encerram no próximo dia 25. No início de fevereiro acontecerá o sorteio para definir quais serão as 24 crianças participantes do projeto. Após essa definição, os pequenos poderão viver a rotina de bombeiros até o mês de outubro, durante uma campanha para o Dia da Criança.