Bento Gonçalves

Coordenador do PROCON de Bento Gonçalves revela setor de maiores reclamações em 2021

Imagem: Coordenador do PROCON-BG, Maciel Giovanella/Divulgação
Imagem: Coordenador do PROCON-BG, Maciel Giovanella/Divulgação

Por conta do período de festas de final de ano, é comum que os consumidores se deparem com muitas promoções ao realizarem compras tanto presencialmente, quanto de forma on-line. O grande revés desse aspecto é que muitas pessoas acabam sendo vítimas de golpes por acreditarem em descontos divulgados principalmente pela internet.

Devido a isso, a reportagem do Grupo RSCOM entrou em contato com o coordenador do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Bento Gonçalves, Maciel Giovanella, que deu dicas de como evitar cair em falsas promoções:

“Principalmente nas compras on-line, é preciso ter cuidado com as ofertas mirabolantes e valores muito abaixo dos praticados no mercado. É sempre bom fazer um comparativo, como está o preço na internet, o preço em loja, o preço em outras lojas virtuais também, para que a gente não caia em algum golpe. Muito cuidado com a relação de confiabilidade dos sites também, a fim de que o site de compra pela internet dê segurança. […] Nas compras físicas verificar como que funciona a política de troca, ter um cuidado maior com relação a política de trocas da loja, como é que funciona se o produto der problema, se tem outro pra reposição, enfim, uma série de situações. […] Tem que haver um cuidado muito grande, redobrado, diria, nessa época do ano. E nas situações em que o consumidor tenha dúvida, pode procurar o nosso auxílio também, seja em qualquer área de consumo. A gente se coloca à disposição dos consumidores pra isso e pra que se façam compras bem proveitosas com toda a guarida e segurança possível”, disse.

Giovanella relembrou também que é de extrema relevância que os consumidores fiquem atentos e sempre solicitem a nota fiscal. Além disso, ele afirmou que o segmento de consumo que mais teve reclamações no ano de 2021 em Bento Gonçalves foi o de telefonia. “Dentre os segmentos de consumo que tiveram maiores índices de reclamações no ano de 2021 está o de telefonia, que continua com bastante demanda. Mas o que surpreendeu negativamente é a questão envolvendo os empréstimos não solicitados. os consignados que não foram solicitados por aposentados e que foram induzidos, assim o dinheiro cai na conta do pensionista sem ele ter solicitado e aí já começam a descontar”, revelou.

O coordenador alerta também para que os consumidores não aceitem propostas de empréstimos via WhatsApp. “Se ele quiser ou tiver interesse em adquirir um empréstimo, fazer um empréstimo consignado. Ele pode procurar lojas locais que tem sucursais aqui direto na cidade de Bento Gonçalves”, destacou.

Por fim, Giovanella afirmou que outro ponto a ser destacado no segmento de reclamações é a questão de produtos vencidos nas prateleiras. “Foi um ano onde a gente intensificou esse tipo de fiscalização, muitas denúncias chegaram até esse PROCON e nós estamos trabalhando inclusive no intuito de prevenção e orientação. A gente está intensificando a questão da fiscalização porque isso também gera multa. A segurança alimentar é uma questão muito séria, muito grave e quando se mantém um produto vencido em loja de alimentos é uma situação que se agrava ainda mais. Portanto, o consumidor que tiver esse tipo de situação ou que estiver passando por isso, pode tranquilamente fazer uma denuncia no PROCON de Bento Gonçalves”, finalizou.