Plantão

Incêndios em vegetação mobilizam bombeiros da Região da Serra neste 1º dia de 2022

Foto: Melissa Bueno
Foto: Melissa Bueno

Os Bombeiros da região da Serra estão tendo bastante trabalho nessa arrancada de 2022. Ao menos 10 focos de incêndios em vegetação obrigou a população a acionar as brigadas de combate ao fogo neste sábado (01).

Um dos principais focos de incêndio ocorreu na Zona Sul de Caxias, na localidade de São Martin da Segunda Légua, próximo a Loreto. No local, os bombeiros trabalharam por cerca de duas horas para controlar o fogo em cerca de dois hectares de terra.

De acordo com os bombeiros, dois caminhões foram acionados para atuar no local em razão das chamas estarem se aproximando dos galpões e de residências existentes no local.
Por volta das 15h, novamente os bombeiros foram chamados para atender uma ocorrência de incêndio no local conhecido como Morro da Cruz, em Galópolis. Esse ponto voltou a pegar fogo depois de ficar dois dias queimando durante a última semana.

Foto: Melissa Bueno

Em Flores da Cunha, foram ao menos seis ocorrências de fogo em mato durante esse sábado. De acordo com o Sargendo Henrique, chefe da guarnição de serviço, a primeira ocorrência foi atendida por volta das 8h15min, próximo a AABB de Flores, em seguida os bombeiros foram chamados para controlar dois focos na localidade Alfredo Chaves, em Nova Pádua, e por último as guarnições foram acionadas para controlar um incêncio em vegetação na ERS-122, próximo ao pórtico de entrada da cidade.

De acordo com o Sargento, a tendência é de que as ocorrências se agravem razão da estiagem. “Pessoal não cuida, toca fogo em mato, faz queimada e acabam perdendo o controle.

Para evitar situações como essas a orientação dos bombeiros é não fazer queimadas e não jogar tocos de cigarros pela janela do carro para evitar fogo próximo a rodovias, o que pode dificultar a visibilidade e causar acidentes.

Bento Gonçalves
Em Bento Gonçalves. Por volta das 5h35min, deste sábado (01), o Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul foi acionado por atender uma ocorrência onde uma pessoa ateou fogo em lixo e acabou perdendo o controle das chamas que, caso os agentes não contivessem, poderia causar um incidente ainda maior.

Em seguida, por volta das 6h20min, uma equipe foi acionada por conta de fogo em vegetação na Linha Sertorina, interior da cidade.

Em virtude destes casos e da grande quantidade de incidentes registrados em dezembro de 2021, o Soldado Baigorra do Corpo de Bombeiros ressaltou que a média está acima do normal e é imprescindível que a população conscientize-se e não tome atitudes que possam causar incêndios.