Os produtores rurais da Serra Gaúcha já contabilizam os prejuízos causados pela forte estiagem registrada nas últimas semanas. A falta de chuva causará, inevitavelmente, quebra da safra da uva e muitos produtores já registram perdas totais em suas produções.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, Luciano Rebellatto, já existem propriedades que não colherão uva nesta safra. Segundo Rebellatto, as condições do clima estão prejudicando muito a cultura. Os grãos de uvas estão ficando desidratados, uma vez que a videira suga o líquido dos frutos para se manter viva. Se o calor persistir por mais alguns dias, e não houver registro de chuvas, há grandes chances do próprio parreiral morrer, ocasionando perdas também nas próximas safras.
O verão apenas começou e a perspectiva é de pouca chuva ao longo dos meses que estão por vir. Essa situação deverá produzir consequências gravíssimas para outras culturas no Estado. Rebellatto afirma que a falta de chuva é um problema enfrentado em todo o Rio Grande do Sul. As safras de milho e de soja também estão sendo afetadas pela estiagem. Em conclusão, o presidente do Sindicato afirma é de extrema importância o registro de chuva já nos próximos dias para que haja produção dos frutos neste ano.
Acompanhe a manifestação abaixo:
Foto: Pixabay/Divulgação