Caxias do Sul

Alerta: por conta da estiagem, Samae pede à população caxiense economizar água

Gilberto Meletti, diretor-presidente do Samae, destaca que as próximas chuvas não serão suficientes para melhorar a situação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O município de Caxias do Sul, bem como as demais cidades do Estado, passam por uma preocupante estiagem por conta da falta da chuva, que consequentemente, está preocupando o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) por conta dos níveis baixos das barragens que abastecem Caxias do Sul.

De acordo com o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, a reserva ainda está “boa” dentro das circunstâncias, porém já existe a preocupação, pois as nascentes de água estão com dificuldades de abastecer os lagos que levam a reversa ao subsolo, sendo a maior reservação de água.

Ainda não estamos racionando, mas temos a preocupação de fazer que a população tenha um consumo consciente evitando desperdício de água, utilizando apenas para consumo humano. Estamos em um período de estiagem, e não é semana que vem que irá terminar. É um processo que ainda vai lavar algum tempo até o início de outono, que é a previsão. Nossos técnicos estão acompanhando e, as chuvas que ocorrerão agora rapidamente, são chuvas que não irão melhorar os recursos, pois será uma pequena quantidade que não resolverá o problema“, destacou Meletti.

O diretor-presidente também destacou a preocupação com a seca na região rural do município que são abastecidas por fontes. “Realmente as fontes naturais que as pessoas têm estão praticamente secando pela falta da chuva. Se não chove, a produção agrícola vai sofrer, bem como o abastecimento de água animal“, disse Gilberto.

Meletti ressalta que quanto ao consumo humano ainda existe a condição de abastecimento com “tranquilidade”, porém o diretor-presidente ressalta a importância do consumo consciente da população caxiense. “Nós temos a preocupação, sim, já estamos tratando deste assunto em toda a administração de nossa gestão, onde todos os setores estão envolvidos para encontrarmos uma solução, porém a solução da chuva não temos o que fazer a não ser aguardar que o clima nos permita receber a chuva necessária para o desenvolvimento de nossas vidas“.