Segurança

Estiagem aumenta riscos de incêndios na Serra Gaúcha

Estiagem aumenta riscos de incêndios na Serra Gaúcha

Devido a falta de chuva e da circunstância de dias muito quentes, forças de segurança da Serra Gaúcha alertam para a maior facilidade para ocorrência de incêndios, especialmente em áreas rurais.

Com a vegetação muito seca, focos de incêndio podem se tornar grandes sinistros e consumir amplas áreas. Nos últimos dias, equipes dos Bombeiros de Garibaldi efetivaram o controle de um grande incêndio em vegetação na cidade de Boa Vista do Sul. De acordo com relatos, os trabalhos para o controle do sinistro duraram praticamente um dia todo. O fogo teria iniciado ainda durante a madrugada e contido apenas no final da tarde.

Resgatistas alertam para a prática de roçadas com fogo, especialmente em áreas rurais, o que é extremamente perigoso, especialmente nessa época de estiagem. Os incêndios podem fugir do controle, atingindo construções, e até mesmo vitimando pessoas. Eduardo Carniel, bombeiro voluntário da Corporação de Carlos Barbosa, salienta o alerta: “Estamos iniciando o período de verão com perspectiva de chuva muito baixa. Temos observado nesse período grande número de incêndios florestais. Isso pode atingir áreas edificadas. Estamos aqui pedindo, fazendo um apelo, pela responsabilidade de todos os munícipes.”

Acompanhe a reportagem abaixo:

Fotos: Bombeiros de Carlos Barbosa