Caxias do Sul

Caxias do Sul cria lei para Inovação com incetivos para empresas de tecnologias e startups

Foto: Maiara Tesser
Foto: Maiara Tesser

Caxias do Sul passa a contar com uma lei específica para a Inovação. A legislação foi construída ao longo do ano com o envolvimento de diferentes setores da comunidade empresarial, acadêmica e da Administração Pública visando criar medidas de incentivo e apoio à inovação, pesquisa científica, produção, capacitação e serviços de base tecnológica.

Entre as ramificações contempladas estão aceleradoras de empresas; acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação; agência de fomento; ambientes promotores de inovação; área de interesse tecnológico; e arranjos produtivos locais, além da diminuição do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) para o setor de 4 para 2%.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Élvio Gianni, argumentou que a lei assegurará ao Município mecanismos para manter empresas na cidade e atrair novos investimentos tecnológicos, além de incentivar startups.

“Tínhamos uma situação de insegurança muito forte, modificada com esta lei. Empresas já tem buscado informações de como se instalar na cidade e outras que sustaram projetos de transferência”, relatou.

O município também participa de iniciativa que pretende criar a Rota da Inovação, reunindo também Porto Alegre, Florianópolis e Joinville. Conforme levantamento Caxias do Sul conta com aproximadamente 300 empresas de inovação e startups.