Comportamento

Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS inaugura nova unidade de internação com ampliação de mais 38 leitos

Foto: Fernanda Tomás/Grupo RSCOM
Foto: Fernanda Tomás/Grupo RSCOM

Mais um andar da ampliação do Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS está entrando em funcionamento. A partir de um aporte de R$ 5,3 milhões, 38 novos leitos clínicos de internação passam a receber pacientes no dia 23 de dezembro. Com o acréscimo, a instituição contará com um total de 221 leitos de internação, preparados para receber os mais de 300 mil clientes.

A nova área localiza-se no sexto andar do prédio da ampliação do Complexo Hospitalar. A construção, com nove pavimentos, compõe o Bloco B da instituição, que está sendo inaugurado em fases.

Com 38 leitos de internação clínica, a nova área conta com uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga e assistente social, além da equipe do Núcleo de Cuidados Humanizados e de uma sala especializada em reabilitação fisioterapêutica.

“São 38 leitos que podem ser utilizados para qualquer tipo de internação clínica em todas as especialidades e não para uma área específica. Esse andar também conta com uma sala de fisioterapia. É a primeira unidade que nós temos que dentro dela nós temos uma unidade de fisioterapia”, explica o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. Ronaldo Mattia.

Em uma área de 1.525 metros quadrados, o novo espaço chega com um conceito renovado em saúde. A estrutura prima pelo conforto em hotelaria e pela alta tecnologia em saúde aplicada, com importantes investimentos tanto na estrutura, com quartos amplos e equipados, que seguem rigorosamente todas as determinações previstas em lei, quanto na aparelhagem, com a aquisição de modernos recursos, que possibilitam aos médicos diagnósticos mais precisos.

O principal objetivo na construção dos leitos foi o conforto e a praticidade para pacientes, família e equipe médica. As macas são equipadas com tecnologia que possibilita a movimentação da mesma até o chão para facilitar a movimentação do paciente, além de elevadores. Os banheiros são adaptados e seguros, e os quartos ainda contam com poltronas e sofás para familiares, além de armários privativos e filtros de água.

Covid-19

Os números registrados na Unimed Nordeste-RS durante a pandemia denotam que as equipes do Complexo Hospitalar Unimed contribuíram para os melhores desfechos dos tratamentos. Dos 1.510 pacientes que foram internados no Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS, 81% teve alta, o que equivale a um percentual muito superior à média mundial.

O presidente, Dr. Ronaldo Mattia, ressalta a notável melhora nos números referentes a Covid-19, quando comparado com os primeiros meses de 2021.

“Ali no mês de fevereiro/março de 2021 nós chegamos a ter 80 leitos de UTI, hoje nós estamos utilizando os 20 leitos originais e ainda mantemos mais outros 20 leitos montados para uma eventualidade, mas não temos absolutamente nenhum sinal de crescimento”, comenta. “Nós temos tido em média de 3 a 5% dos exames positivos, é um número extremamente baixo, tem dias que chegamos a solicitar próximo a 100 exames e apenas 4 ou 5 tiveram o resultado positivo. Então isso realmente demonstra que os números melhoraram bastante, tanto para o hospital, como para a população em geral”.

Ele ainda complementa relatando que, em breve, a tenda de atendimento especializado em síndromes respiratórias e suspeita de covid-19 será desativada e o atendimento para esses casos será retomado em uma ala especial de pronto-atendimento do hospital.

Fotos: Fernanda Tomás/Grupo RSCOM