Política

Mesa diretora da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul será pluripartidária em 2022

Foto: Tales Armiliato / Câmara
Foto: Tales Armiliato / Câmara

A nova Mesa Diretora da casa legislativa de Caxias do Sul, será composta pela presidente Denise Pessôa (PT) e também pelos vereadores Tatiane Frizzo (Vice-presidente), Clóvis Xuxa (2º Secretário) e Velocino Uez (2º Vice-presidente). A chapa foi eleita por 17 votos favoráveis na última sessão ordinária deste ano (15/12).

Após alguns anos dando sequência a um acordo informal, para que todas as maiores bancadas participem da presidência legislativa, nesta edição ocorreu uma disputa entre duas chapas. De acordo com Denise foi uma das eleições mais debatidas, desde que ela atua como vereadora. A quebra do acordo, na visão da petista seria ruim, pois não permitiria que as maiores bancadas tivessem acesso ao cargo. Ela destacou que o critério da proporcionalidade e da democracia estão sendo claros neste acordo interno.

“Pro ano que vem a gente vai ter uma mesa pluripartidária, a gente tem quatro partidos compondo a mesa diretora, não existe uma ditadura do PT a frente da Câmara, não, a gente discute na mesa diretora tudo que é definido, inclusive com a participação das lideranças de partido, então a gente não tem tanto poder como se fala, e a ideia é a gente trabalhar com bastante diálogo, buscando formas de participação.”

Os projetos elencados pela nova presidente para serem postos em prática durante 2022, são: A retomada do projeto “Câmara Vai aos Bairros”, analisar novas formas de participação da comunidade que ficou afastada por conta da pandemia, possibilitar assinaturas digitais e dar continuidade a digitalização de documentos do legislativo, para que a população possa acompanhar o trabalho dos vereadores mais de perto.

Denise Pessôa é oposição ao governo de Adiló Didomenico. A vereadora destacou que em seus 13 anos no cargo sempre foi oposição das gestões, nem por isso, houve atritos. Assim ela pretende continuar, salientou ela, aprovando projetos que beneficiem a população. Agora, como presidente, Denise não vota nos projetos e suas decisões devem ter um cunho mais institucional, representando todos da Câmara de Vereadores.

Em relação ao futuro político, Denise Pessôa, comenta que não está descartada a possibilidade de ser candidata para deputada estadual. Porém, o partido está ainda analisando os nomes.