Bento Gonçalves

Biblioteca Digital leva acervo literário às escolas e entidades de Bento Gonçalves

Com o uso de tablets, as instituições podem trabalhar a literatura digital

Imagem: Biblioteca Pública Divulgação
Imagem: Biblioteca Pública Divulgação

A magia da literatura no formato digital tem tomado salas de aula e espaços de associações sociais de Bento Gonçalves neste final de ano. Com o uso de tablets e do aplicativo Árvore de Livros, a Biblioteca Pública Castro Alves está disponibilizando sua estrutura e seu acervo digital para diversos espaços do município.

De acordo com a bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Porto, através da Biblioteca Digital é possível ampliar o acesso à literatura e à cultura em qualquer lugar e a qualquer momento. “Nossa estrutura possui 30 tablets que podem ser cedidos às instituições que queriam trabalhar conteúdos, proporcionando uma maior agilidade. Os tablets tem característica itinerante e o objetivo de estimular o pleno uso dos livros, além de atender às demandas educacionais contemporâneas. Dessa forma, eles podem ser trabalhados em grupos, oportunizando e otimizando seus recursos online como de pesquisa para o complemento da leitura”, explicou.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vânia Medeiros Mincarone, estudantes do sexto e sétimo ano tiveram uma vivência enriquecedora no campo da leitura compartilhada. Eles realizaram a leitura do livro “Meu pé de Laranja Lima”, além de debates e discussões sobre a obra e seus personagens. A Associação Pró-Autista foi outra instituição que recebeu os tablets, utilizando as ferramentas no estímulo às habilidades de comunicação de seus alunos.

O grupo da terceira idade do Bairro Fátima também utilizou os aparelhos através do projeto “Histórias para quem tem história”. Foram seis encontros onde foi trabalhando o livro de crônicas “O meu melhor” da escritora gaúcha Martha Medeiros. A orientadora educacional da instituição, Cláudia Benato, organizou rodas de conversa e práticas circulares de literatura e a inclusão digital. Segundo ela, foi um desafio para todos. “No início relataram dificuldade, por ser novidade para todas elas, mas nos últimos encontros já conseguiram manusear os tablets sozinhas. Acessar a literatura por um meio digital possibilita integração e novas descobertas”, destacou.

A bibliotecária Paula Porto, ressalta que os encontros reúnem aprendizados importantes e essenciais. “A literatura traz a construção de valores, informação, conscientização, motivação, entre outros temas, e a Biblioteca Digital possibilita uma aproximação entre público e literatura, ampliando as oportunidades.”

As instituições que tiverem interesse em utilizar os tablets podem entrar em contato com a Biblioteca para o agendamento através do telefone: (54) 3452.5344.

Biblioteca Digital
A Biblioteca Digital possui mais de 30 mil títulos em formato e-book. São obras de diversos gêneros e em vários idiomas, além de jornais e revistas do mundo todo. O acesso à plataforma é gratuito e destinado livremente a toda população residente em Bento Gonçalves por meio do site e do aplicativo Árvore dos Livros.

Como acessar:
Envie um e-mail para [email protected]
O e-mail deve conter a foto de um documento, e de um comprovante de residência.
Dentro de um dia útil a pessoa receberá um e-mail com a confirmação de inscrição e um tutorial de acesso.

Imagem: Biblioteca Pública Divulgação
Imagem: Biblioteca Pública Divulgação
Imagem: Biblioteca Pública Divulgação
Imagem: Biblioteca Pública Divulgação
Imagem: Biblioteca Pública Divulgação
Imagem: Biblioteca Pública Divulgação
Imagem: Biblioteca Pública Divulgação