Segurança

Após circulação de fotos, secretário diz que Farroupilha não aderiu ao programa Balada Segura

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Durante o final da tarde da quarta-feira (15), começou a circular em grupos de mensagens de Farroupilha uma foto da Guarda Municipal, com o apoio da Guarda Municipal de Caxias do Sul, em uma blitz que estava sendo realizada ao lado da Praça da Emancipação.

Junto da foto, a mensagem que dizia que a cidade havia aderido ao programa Balada Segura, do Governo do Rio Grande do Sul. Também, que a Guarda estaria com um bafômetro e que este seria um evento teste. A mensagem é falsa, em partes.

A reportagem do Grupo RSCOM procurou o secretário de Obras e Trânsito, Argídio Schmitz, para comentar sobre o fato. Conforme ele, não houve adesão da cidade ao programa estadual. Ocorre que a Guarda Municipal de Farroupilha adquiriu sim um bafômetro para ser usado pelos agentes.

Sobre o evento da quarta, Schmitz diz que ele faz parte do treinamento dos guardas, realizado na Escola de Trânsito de Caxias do Sul, o que justifica a presença dos guardas da cidade vizinha. A ação foi de conscientização e os condutores eram convidados a realizar o teste para verificar o bom funcionamento do aparelho.

Conforme ele, o aparelho será usado em casos de acidentes de trânsito em que a Guarda Municipal atual, além dos momentos de fiscalização noturnas contra a perturbação do sossego público. Ele também disse que este é novo momento de capacitação da Guarda em Farroupilha.

“Vários munícipios já tem esse equipamento. Então a Guarda de Farroupilha também vai ter e ele será usado nos momentos adequados para isso. É uma ferramenta de trabalho que dará um pouco mais de segurança para os condutores dos veículos. Queremos prevenir, ser pró ativos para a segurança da população farroupilhense.

O secretário alertou a população que esporadicamente é possível sim que a Guarda realize blitzes de trânsito com o uso do bafômetro já que essa também seria uma premissa do órgão de segurança municipal.