Caxias do Sul

Instituição financeira recebe multa de R$ 2 milhões do Procon de Caxias do Sul

Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul

Desde janeiro, o Procon Caxias tem recebido reclamações de idosos e pensionistas que identificavam desconto indevido em suas contas bancárias. O organismo de defesa do consumidor investigou e constatou que o banco C6 forneceu serviços sem a solicitação dos clientes, falhou no dever da informação, explorou a vulnerabilidade do consumidor e obteve, de forma indevida, os dados pessoais de idosos e pensionistas. Como resultado, o Procon aplicou multa de quase R$ 2,1 milhões.

De acordo com coordenador do Procon, Jair Zauza, foram mais de 600 reclamações, o que motivou diversas frentes de trabalho e atividades com vistas a combater, com apoio do Ministério Público, as fraudes relacionadas aos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas em Caxias do Sul. Para evitar esse golpe, os clientes podem utilizar o SiteMeu INSS e fazer o bloqueio para empréstimos consignados. Posteriormente, caso realmente necessite de empréstimo, o desbloqueio é feito no próprio site.

Consumidores vítimas dessa fraude devem buscar o Procon para registrar as reclamações. Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, o consumidor pode acessar o endereço www.caxias.rs.gov.br/procon ou telefonar para 151 ou whatsapp 54 9 9929.8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.