Segurança

Fiscalização emitiu 42 autuações em blitz no bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul

Foto: Rodrigo Rossi
Foto: Rodrigo Rossi

No fim da noite desta quarta-feira (08/12), a Fiscalização de Trânsito promoveu mais uma edição da Operação Happy Hour, que tem como objetivo a redução das infrações de trânsito. A blitz aconteceu nas ruas João Venzon Netto e Ermelinda Gianela, no bairro Santa Catarina. Por ter ocorrido em duas vias, as equipes puderam abordar condutores que, ao avistarem a blitz na João Venzon Netto, faziam a conversão à esquerda na Ermelinda Gianela, a fim de não serem abordados. Todos os veículos que entraram na Ermelinda Gianela foram abordados.

A operação aconteceu das 20h50 às 23h, e contou com a integração de servidores da Fiscalização de Trânsito e da Guarda Municipal. No período, foram abordados 86 condutores. Os fiscais de trânsito emitiram 42 autuações por várias infrações e 11 veículos foram removidos ao depósito credenciado do Detran/RS. No decorrer da blitz, alguns condutores tentaram se evadir do local, sobretudo alguns motociclistas. Eles foram acompanhados pelos servidores, abordados e autuados.

As principais infrações observadas foram em relação à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao uso de álcool. Seis condutores foram abordados sem o documento (não habilitados). Em consulta ao sistema, outros dois estavam com a CNH cassada. No total, seis condutores foram vistos sob efeitos de álcool, mas nenhum deles foi preso, pois não atingiram o índice superior a 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) ressalta que ações como as operações Balada Segura e Happy Hour continuarão acontecendo em locais aleatórios, identificados pelos servidores, e sem aviso prévio.