Trânsito

Acesso ao bairro Desvio Rizzo passará por revitalização, em Caxias do Sul

Foto: Bianca Prezzi
Foto: Bianca Prezzi

O conturbado acesso ao Desvio Rizzo na RSC-453, na Zona Oeste de Caxias do Sul, passará por uma revitalização nos próximos meses, o anúncio da confirmação da obra ocorreu na tarde desta quarta-feira (08), pela Secretaria de Planejamento.

A obra, que também prevê mudanças na Avenida Alexandre Rizzo, foi incluída no programa Pavimenta RS, com repasse de R$ 4 milhões, a fundo perdido, que custeará em torno de 20% do valor total da ação programada pela Prefeitura, orçada em R$ 23 milhões.

De acordo com a secretária de Planejamento, Margarete Bender, haverá uma qualificação urbanística da região, a partir do acesso, onde está implantado um sistema de sinaleiras, até o Centro do bairro. “Daremos atenção especial a este projeto, que é antigo”, salienta. O momento é de adequações de convênio no âmbito da Secretaria de Gestão e de definição do órgão financiador da parte remanescente para a realização da obra.

Para o local estão projetadas pistas duplas, canteiros, iluminação e substituição de pavimentação e de drenagem, dentre outras. Algumas desapropriações necessárias estão sendo negociadas. Ainda de acordo com a secretária, o projeto está pronto, faltando definir o órgão financiador para encaminhar a licitação. “O tempo para o início das obras vai depender, basicamente, do andamento do processo licitatório”, indicou.

As obras previstas no projeto incluem a pavimentação das ruas Alexandre Rizzo, Nilceu de Melo Catarina, Cristiano Ramos de Oliveira, Vitório Lago, Clemente Fruet e via sem nome oficial, no bairro Desvio Rizzo, com extensão de 1.800 metros, em importante corredor de mobilidade local.