Ao longo dos últimos dias, moradores da cidade de Garibaldi relatam o mau cheiro da água distribuída pela Corsan na cidade. Segundo as denúncias, há dificuldade de consumir água devido as condições apresentadas pela mesma.
Moradores do Vale dos Pinheiros, Chácaras, Juventude, centro, além de outras localidades, afirmam que o mau cheiro está trazendo dificuldades para o consumo e o preparo de alimentos. Alguns moradores relataram até dificuldades em tomar banho, devido as péssimas condições da água.
Essa situação está ocorrendo há ao menos três dias e a principal hipótese da causa é a obra de desassoreamento que está ocorrendo no lago da barragem. No local, uma draga está realizando a retirada de lodo do fundo do lago, com o objetivo de dar maior espaço para o reservatório. Contudo, a partir do início da obra, moradores vem sentindo a diferença na água entregue em suas residências.
A Corsan foi buscada pela reportagem do Portal Leouve, que respondeu aos questionamentos em nota:
“Sobre as recentes reclamações vinculadas na imprensa de Garibaldi relativas ao odor e gosto da água tratada, temos a informar o que segue:
Além do abastecimento de água tratada por poços, a CORSAN capta água na barragem Marrecão e a mesma é submetida a processo de tratamento na Estação de Tratamento de Água (ETA), para posteriormente ser distribuída à população. O problema de odor e gosto está ocorrendo devido à alteração na qualidade da água bruta do manancial que é utilizado para o abastecimento, em função da época do ano e da consequente proliferação de algas. Estas algas liberam substâncias não tóxicas que conferem à água gosto e odor terroso. Estas substancias mesmo em pequeníssima quantidade podem afetar a percepção de pessoas mais sensíveis. Contudo, a CORSAN está tomando todas as providências na estação de tratamento para eliminar este desconforto. Está sendo realizada a dosagem de carvão ativado para a remoção do gosto e odor terroso. A CORSAN também está monitorando o tratamento através de análises na rede de distribuição, identificando os pontos mais críticos em relação ao gosto. No entanto, algumas regiões podem demorar alguns dias para perceber esta melhora no gosto e odor em função da distribuição de águas ainda armazenadas em reservatórios externos e internos às residências. As reclamações podem ser registradas junto aos canais oficiais de comunicação da Companhia (site, app, call center).”
Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM