Custo de Vida

Presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, anuncia banco com serviços 100% digitais

Informação exclusiva foi concedida durante entrevista ao Grupo RSCOM

Cláudio Coutinho, presidente do Banrisul e ex-diretor do BNDES (David Pires/Divulgação)
Cláudio Coutinho, presidente do Banrisul e ex-diretor do BNDES (David Pires/Divulgação)

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã Edição Serra Gaúcha da Jovem Pan 92,5 FM, emissora do Grupo RSCOM, o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, confirmou: o Banrisul, agora, é um banco 100% digital. A informação foi veiculada em primeira mão nesta terça-feira (7) e mostra aos clientes o cumprimento do planejamento e a inovação projetada pelo Banrisul com investimento superior a R$ 240 milhões nos últimos nove meses para que isso fosse possível.

Dentro do plano estratégico de fomentar segmentos com crédito para acelerar o consumo e solidificar a produtividade, a inovação sempre foi ponto fundamental. De acordo com Coutinho, o Banrisul, hoje, supera marcas de varejo com maior potencial de investimento e orçamento. Mas, todas as ações da empresa estatal, são baseadas em olhar para frente e gerar facilidades para os clientes.

“O Banrisul continua no seu plano estratégico de oferecer crédito em grande volume para pequenas e médias empresas, bem como para famílias e pessoas físicas para acelerar o consumo. Estamos em meio a uma grande jornada de digitalização do banco, de modo que você consiga levar ao cliente a facilidade para operar tudo com o celular na palma da mão. O Banrisul, agora, completou sua jornada inteiramente digital. O cliente, por exemplo, que quiser abrir sua conta, não precisa mais ir a uma agência, como celular ele abre a conta integralmente. Com esse mesmo celular ele pode contratar empréstimo, cartão de crédito, ele pode refinanciar consignado, mesmo que seja INSS, município ou estado, não precisa mais ir a uma agência. O Banrisul coloca à disposição da sociedade gaúcha crédito a todo volume. Apesar do digital, nossas agências estão sempre abertas aos clientes. Fizemos uma parceria recente com o Sebrae, aderindo ao fundo de garantia, e estamos disponibilizando mais de R$ 120 milhões para MEI’s, micro, pequenas e médias empresas com uma operação muito adequada de prazos”, salienta o presidente do Banrisul.

Uma das vantagens da digitalização dos serviços, diante de um cenário em que surgem cada vez mais bancos 100% digitais, é o Banrisul contar com agências físicas em caso de necessidades dos clientes, conforme explica Cláudio Coutinho.

“Existem muitos bancos inteiramente digitais e percebo a agonia de muitos clientes que tem alguma dúvida e não conseguem via digital, não tem como a pessoa ser atendida. Pensa, alguém no interior do Rio Grande do Sul se o banco tem agência em outros estados. Ele não tem com quem falar. No Banrisul, entendemos que isso é uma grande vantagem. Ele pode fazer tudo digital, mas se quiser ir em uma agência, ele pode. Isso, no médio prazo, será muito valorizado. Um atendimento de classe internacional digital, mas também com agências, o Banrisul tem essa qualidade e diferencial”, reforça.

O investimento superior a R$ 240 milhões para concretizar a digitalização hoje colhe frutos gerando uma carta de clientes mais ativa no dia a dia.

“Nos nove meses terminados em setembro, foram investidos R$ 240 milhões. O Banrisul inaugurou um novo data center, de classe mundial, o coração do banco, que fez parte deste grande investimento. Temos colhido com nossa Tecnologia da Informação grandes resultados. Fomos o primeiro banco brasileiro a se certificar na terceira fase do Open Banking, competindo com grandes bancos de varejo com orçamento muito maior que o nosso. Nossa tecnologia entrega a tempo e hora várias ferramentas para deixar a vida do cliente simples, na palma da mão”, diz Coutinho.

Leia mais
Banrisul disponibiliza linhas de crédito com recursos próprios para o agronegócio
Banrisul alcança R$ 441,2 milhões em financiamentos de máquinas e equipamentos
Fundação Banrisul amplia atuação em previdência complementar em município da Serra Gaúcha

Mesmo com foco em inovar e liberar linhas de crédito para “CPFs e CNPJs”, o Banrisul também é um financiador do agronegócio, que mesmo em dificuldades, foi o fator fundamental para alavancar o PIB do Rio Grande do Sul nos últimos meses.

“O Banrisul tem na sua meta estratégica, crescer na sua participação no crédito ao agronegócio. Esse trabalho teve continuidade na nossa administração. Crescemos nos últimos 12 meses findados em setembro, na carteira de crédito rural, 31%. Um grande crescimento na safra, infelizmente com estiagem. Estendemos prazos e graças a Deus a próxima safra teve bons resultados em termos de colheita e preço, e os produtores puderam continuar saudáveis no ponto de vista financeiro. Continuamos com grande foco em financiar a cadeia. Estamos financiando um programa 365 com Embrapa, universidades e cooperativas, para fazer uma melhoria no solo gaúcho. O produtor recebe financiamento nosso e apoio dessa rede técnica 365. Seguimos na fronteira, sabendo que o mais importante nesse momento é crescer em produtividade para que nosso produtor seja competitivo a nível mundial”, fala o presidente do banco.

Na próxima quinta-feira (9), o Banrisul promove seu primeiro evento no formato Investor Day, denominado BanriDay. A reunião é aberta à participação dos investidores em geral, profissionais de imprensa e de mercado. A transmissão ao vivo poderá ser assistida no Youtube: www.youtube.com/watch?v=nOrvIpGhyjQ. Ao longo da manhã, o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, e os diretores executivos do banco, apresentarão suas principais iniciativas e qual a estratégia de atuação da empresa para o ano de 2022. Ao término das apresentações, haverá uma rodada exclusiva de perguntas e respostas.

“Vamos falar do nosso histórico, projetos de expansão de créditos e produtos, nossa dedicação à inovação. Somos sócios-fundadores do Instituto Caldeira, que fomenta a criação de startups, e hoje já é uma realidade. Depois, o Banrisul abriu o Banritech, um HUB de inovação para apoiar empresas nascentes e aceleramos 30 startups esse ano. O Banrisul tem na inovação e o ecossistema de empreendedorismo uma meta: criar um cinturão em volta do Banrisul de empresas inovadoras que tragam soluções financeiras que alavanquem todo relacionamento nosso com os clientes”, conclui Coutinho.

Modernizando e inovando, o Banrisul segue em cena. E o presidente Coutinho faz questão de reconhecer a equipe de trabalho pelos resultados, já que é uma estatal que, aos olhos do público, vai na “contramão” das demais, gerando lucro aos cofres do estado.

“O Banrisul se renova e moderniza constantemente. E aí quero fazer um tributo a toda equipe do Banrisul, muito conceituada no mercado, da qualidade da nossa equipe. Um quadro funcional que faz a diferença. Atribuo esse sucesso do Banrisul ao seu quadro funcional que, sem dúvida alguma, é competente e motivado para levar o Banrisul como um banco eficiente”, finaliza.

A entrevista completa você assiste aqui.