Negócios e Mercado

Plano Municipal de Turismo pretende colocar Caxias do Sul de volta nos roteiros turísticos

Divulgada programação da Semana do Turismo de Caxias do Sul
Foto: Andréia Copini/divulgação

Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e segue para sanção do prefeito Adiló Didomenico o projeto de lei que pretende instituir um novo Plano Municipal de Turismo no município de Caxias do Sul.

Pela proposta, compete à Secretaria do Turismo a gestão, a articulação e a operação do plano. Cabe ao Conselho Municipal de Turismo coordenar o processo de avaliação e revisão do plano, a cada dois anos. Em 2019, conforme pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Caxias foi o terceiro município mais procurado do Rio Grande do Sul.

O secretário do Turismo de Caxias do Sul, Enio Martins, reforça a importância da existência de um plano de turismo atualizado e alinhado com o Ministério, o que permite que o município possua o selo Mais Turismo, que é o que viabiliza investimentos na cidade, via Governo Federal.

“É como se fosse um pré-requisito que esse plano estivesse pronto, alinhado com os critérios que são estabelecidos pelo Ministério. Nós não tínhamos isso, então foi uma ação que nós tínhamos urgência e entendíamos que era o que iria nortear as ações que seriam realizadas dentro do plano, que foram elencadas por várias entidades representantes ligadas ao Turismo”, explica.

De acordo com ele, o principal objetivo é colocar Caxias do Sul novamente nos roteiros, de uma forma mais atuante e forte na Serra Gaúcha. A ideia de fortalecer o município como coração da Serra é o que norteia o projeto, sendo o elo de ligação entre a Região Uva e Vinho e Região das Hortênsias.

“Os principais critérios que foram avaliados dentro dessa construção e que fazem parte das exigências do Ministério, foram de infraestrutura e de atrativos. A parte de infraestrutura contemplou os acessos, apoio ao turismo, pedágio, gastronomia. Já os atrativos envolvem atrações históricas e culturais, paisagens naturais e os aspectos econômicos dos nossos eventos”, ressalta.

A próxima etapa nesse processo é apresentar a nova marca de destino do município. Caxias do Sul receberá uma identidade visual e um site, onde serão disponibilizadas informações precisas e atualizadas para os turistas que passam pela cidade.

A expectativa é que o projeto de lei seja aprovado pelo prefeito Adiló Didomenico até o final deste ano. Em complemento, o secretário ainda afirmou que receberá a visita da agência de turismo CVC, que apresenta a possibilidade de ter Caxias do Sul novamente em seus roteiros.

“A gente aos poucos está fazendo o dever de casa, é claro que devemos fazer com muito cuidado e responsabilidade. A Festa da Uva que vem aí, que é um grande evento da nossa cidade. Estamos felizes por essa construção conjunta”, conclui.