Basquete

Atleta de Caxias do Sul é campeão no basquete em cadeira de rodas das Paralimpíadas Escolares

Foto:  Karine Zanardi / Divulgação Cidef
Foto: Karine Zanardi / Divulgação Cidef

O Centro Integrado de Pessoas com Deficiência (Cidef/UCS) esteve representado nas Paralimpíadas Escolares 2021, realizadas de 23 a 26 de novembro, em São Paulo. O atleta Henrique Bado, 16 anos, compôs a equipe do Rio Grande do Sul no basquete em cadeira de rodas (formato 3×3) e foi campeão da modalidade. Ao lado dos atletas Jordan Glashorester e Igor Kappaunn, de Rio Pardo; Nicolas Santos, de Alegrete; e Matheus Alan Kist, de Santa Cruz do Sul; o caxiense vivenciou pela primeira vez o maior evento do mundo para jovens com deficiência em idade escolar. Além deles, a comissão técnica do RS foi formada pelo técnico Celso Bobrowski e pelo auxiliar Daniel Borges.

A equipe gaúcha disputou cinco jogos, incluindo a grande final contra a equipe de São Paulo. Na estreia contra o Ceará, venceram por 14 a 3. Já contra o Pará, o placar ficou 9 a 4. No terceiro jogo da campanha impecável a vitória veio com 12 a 3 em cima de Santa Catarina. O jogo que garantiu a presença na final foi na quinta (25) contra o Paraná. Com o placar mais apertado, os gaúchos venceram por 10 a 8 e garantiram a disputa do ouro. Na final, realizada na sexta (26), os guris consagraram-se campeões invictos ao vencer os donos da casa (SP) pelo placar de 11 x 3. Esta é a segunda vez que o RS tem representantes na modalidade das Paralímpiadas Escolares. A medalha de bronze da competição ficou com a Paraíba.

Henrique chegou ao Cidef em fevereiro deste ano e é o atleta mais jovem da equipe. Pela primeira vez, teve a oportunidade de participar de uma competição paradesportiva voltada exclusivamente para crianças e adolescentes. “Foi uma experiência incrível! Todos me acolheram como uma família, e o fato de ser campeão foi sim importante para nós, mas as amizades e a integração com os meninos e todos atletas do país é algo que nunca vou esquecer. Só tenho a agradecer pelo acolhimento e espero rever todo mundo em breve”, destacou.

As Paralimpíadas Escolares 2021 contaram com a participação de 902 atletas, de 12 a 17 anos, de 25 unidades federativas do país. Ao todo, 13 modalidades foram disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Essa foi a 14ª edição do evento que é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

*Fonte: Cidef/UCS