Cultura

Abertura da 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul marca momento de retomada cultural

Foto: Fernanda Tomás/Grupo RSCOM
Foto: Fernanda Tomás/Grupo RSCOM

Na noite desta sexta-feira (26), o palco principal montado no centro da Praça Dante Alighieri recebeu a abertura oficial da 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Estavam presentes autoridades como a Patrona Alessandra Rech, o Amigo do Livro Claudio Troian, o prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico e a secretária municipal da Cultura Aline Zilli.

Em uma noite tomada por emoção e falas marcantes, enaltecendo os livreiros caxienses, o livro em si e o ato da leitura, o público embarcou em uma viagem conduzida por Claudio Troian, o Amigo do Livro, que traçou paralelos entre a evolução humana e o uso da palavra. Para Troian, o livro é a nossa arma mais poderosa.

“O livro é nosso escudo e espada. O livro é nosso balsamo, nosso ariete, nossa nave intergaláctica. O livro é nosso amigo e por conseguinte, somos todos amigos do livro”, ressaltou em seu discurso.

A Patrona da 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul, Alessandra Rech, fez uma provocação sobre a atual situação do país em relação a cultura, com as ameaças de taxação sobre os livros e censura de obras literárias, ressaltando que Caxias do Sul resiste.

“Alegra-me especialmente termos o livro na praça, que é o lugar do encontro e da participação. Um país se faz com pessoas, livros e participação, não há outro caminho. É preciso estar atento e forte, é preciso ler adequada e criticamente a realidade, é preciso acompanhar bem de perto as decisões e lutar todos os dias pelo bem comum”, afirma.

Ainda em relação a importância da realização da Feira na Praça Dante Alighieri, a secretária da Cultura, Aline Zilli, reforça que a Feira do Livro é um momento de encontro, de superação, e que teve muitas mãos de trabalho para ser realizada ao longo de suas 37 edições.

“Feira do livro é democrática, é o momento de estar aqui pra além da comercialização dos livros, que sim, também são importantes, mas de encontro com escritores, de trocas, de afetos. E é por isso que eu acho que a Feira do Livro, aqui no coração da cidade, faz muito mais sentido. A gente fala de pertencimento, a gente fala desse lugar que tem uma vida própria e que se transforma pra nossa feira e que a gente ao vir pra feira também sai transformado, sem dúvida”, conclui.

Para encerrar a solenidade, a patrona tocou a sineta, momento que foi entoado por palmas e comemorações do público. Logo em seguida, sob a regência de Cristiane Ferronato, o Coro Juvenil do Moinho/UCS conduziu um espetáculo musical, encerrando com animação o primeiro dia de Feira do Livro.

Com o tema “Ler Para (se) Mover”, a 37ª Feira do Livro em Caxias do Sul ocorre até o dia 12 de dezembro, na Praça Dante Alighieri, no Centro da cidade. De domingo a sexta-feira, as bancas abrem das 12h às 20h e aos sábados, das 10h às 20h.

Você pode conferir o calendário completo com as atrações culturais e artísticas da feira no site www.feiradolivrocaxias.com.

Fotos: Fernanda Tomás/Grupo RSCOM