Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é um dos alvos da operação Canis contra o tráfico de drogas

Imagem: Polícia Federal/Divulgação
Imagem: Polícia Federal/Divulgação

Na última quarta-feira (24), a Polícia Federal do Mato Grosso do Sul deflagrou a operação Canis, que teve a cidade de Bento Gonçalves como um de seus alvos. A operação tem como base uma investigação no estado do centro-oeste e rastreou o líder de uma organização criminosa que transportava cocaína por meio de aeronaves.

Durante a fase sigilosa da operação, que teve início em fevereiro de 2019, foi apreendida uma carga de quase meia tonelada de cocaína em uma aeronave oriunda da Bolívia. O fato aconteceu após a abordagem e fuga do líder de uma organização criminosa no posto de imigração fronteiriço entre Corumbá (MS) e Bolívia. Após a descoberta de uma extensa contabilidade criminosa, foram apreendidos dez telefones celulares e documentos falsos.

A Operação Canis foi deflagrada com 38 policiais federais que cumprem quatro mandados de prisão e nove de busca e apreensão em Campo Grande e Dourados, no Mato Grosso do Sul; em Atibaia, São Paulo; em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul; e em Foz do Iguaçu, no Paraná. Além disso, houve ainda o sequestro judicial de um imóvel de luxo, diversos veículos e duas aeronaves.