Comportamento

Feira do Livro de Caxias do Sul vai promover mais de 200 atrações presenciais e virtuais em 17 dias

Solenidade de Abertura será na próxima sexta-feira (26)

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A uma semana do lançamento, a 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul está chegando aos seus últimos preparativos. Neste ano, a programação será online e presencial, com ações espalhadas pela Praça Dante Alighieri, pela Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, o Café da Velha e muitos outros espaços.

É o caso, por exemplo, do Projeto Passaporte da Leitura, que levará escritores a 44 escolas e instituições de ensino e será transmitido pela internet, nos canais do evento. A Feira também promove ações como sessões de autógrafos, saraus, bate-papos, apresentações de música e teatro, além da tradicional venda de livros a preços atrativos na Praça. Ao todo, são 18 bancas neste ano.

(Imagem: Divulgação)

“A Feira sempre primou pela ‘bibliodiversidade’, então o público vai encontrar, além dos livros do momento, obras dos mais diversos nichos. Ela é também o maior evento cultural anual que nós temos e carrega a característica de congregar outras manifestações artísticas, afora a literatura”, diz o Coordenador Executivo da Feira do Livro, Cristiano Bartz, que coordena também o PPEL – Programa Permanente de Estímulo à Leitura.

Como prévia da Feira do Livro, estreia nesta sexta-feira (19) a exposição Autorias, que ocupará o Museu Municipal de Caxias do Sul até o dia 12 de dezembro. No sábado (20), as primeiras bancas de livreiros começam a ser instaladas na Praça Dante.

“A Praça sempre foi um lugar privilegiado não só para o encontro de pessoas que já mantêm o hábito da leitura, mas também para a formação de novos leitores. O estar do livro na Praça faz acontecer essa ideia, pelos debates, pelas atividades lúdicas, por exemplo, que vão chamando a atenção e aproximando as pessoas desse objeto literário, que não precisa nem estar no papel”, avalia a patrona da Feira do Livro, Alessandra Rech.

Atividades são gratuitas e abertas à comunidade

A Solenidade de Abertura da próxima sexta-feira (26) está marcada para as 18h30, no Palco da Feira do Livro. Logo em seguida, às 19h, o público poderá acompanhar, no mesmo local, o Show de Abertura com o Coro Juvenil do Moinho/UCS. Sob a regência de Cristiane Ferronato, a atração integra o projeto COJmo na Rua.

E a música não para por aí: no primeiro sábado (27), quem estiver pela Praça Dante às 10h poderá conferir a apresentação da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, com regência de Gilberto Salvagni, no Palco da Feira do Livro.

Ao longo de toda a programação, fica em cartaz a exposição “Aqui Lá Acolá”, da artista Jaque Pauletti, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. De 26 de novembro a 23 de dezembro, a visitação pode ser realizada de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Esses são apenas alguns exemplos da programação. Ao todo, a 37ª edição da Feira reúne mais de 200 ações gratuitas e abertas à comunidade. De domingo a sexta, as bancas abrem das 12h às 20h e aos sábados, das 10h às 20h.

A programação completa pode ser acompanhada pelo Instagram (@feiradolivrocaxiasdosul), pela página da Feira no Facebook (https://www.facebook.com/FeiradoLivrodeCaxiasdoSul) ou pelo site https://www.feiradolivrocaxias.com/programacao.

Créditos: Fernanda Mondadori