Empreendedorismo

Simecs apresenta agraciados com Mérito Metalúrgico Gigia Bandera

O evento de entrega do Mérito ocorre no dia 26 de novembro

Paulo Spanholi, presidente do Simecs (ao centro), acompanhado dos agraciados Maurien Randon Barbosa, Mércio Antônio Susin e Adão Marques da Silva (à direita) e Willian Guilherme Vieira, Isabella Brugalli Borghetti e Gustavo Borghetti (à esquerda)
Paulo Spanholi, presidente do Simecs (ao centro), acompanhado dos agraciados Maurien Randon Barbosa, Mércio Antônio Susin e Adão Marques da Silva (à direita) e Willian Guilherme Vieira, Isabella Brugalli Borghetti e Gustavo Borghetti (à esquerda)

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), apresentou os agraciados com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera 2021. A entidade anunciou os homenageados: Adão Marques da Silva, da PHD Guindastes; Maurien Randon Barbosa, do Instituto Elisabetha Randon; e Mércio Antônio Susin, da empresa Susin Francescutti. Neste ano, a 27ª edição da tradicional homenagem à trajetória de líderes empresariais é retomada com a inclusão de duas novas categorias, que premiam jovens empresários e projetos inovadores. Os agraciados, escolhidos por uma comissão que avaliou os trabalhos inscritos, são os empresários Willian Guilherme Vieira, da Metais Wizeto, como Jovem Empreendedor Industrial, e Isabella Brugalli Borghetti e Gustavo Borghetti, da BoomaTech, empresa do grupo Master Power, de São Marcos, como Projeto Inovador.

“Diante do cenário desafiador que seguimos enfrentando, é motivo de orgulho retomar a entrega desse prêmio tão significativo para a nossa região, aliando o reconhecimento dos esforços de lideranças consolidadas com o incentivo a boas práticas inovadoras das pessoas e das empresas e ao fomento de novos profissionais que estão empreendendo no nosso setor”, ressalta Paulo Spanholi, presidente do Simecs.

A Palavra dos Agraciados
Adão Marques da Silva – Fundador da empresa PHD Guindastes, veio com a família para Caxias do Sul quando tinha 10 anos. Iniciou a carreira profissional na adolescência, como torneiro mecânico, função que ingressou na indústria Madal. Nessa empresa exerceu funções como encarregado e supervisor de produção e gerente industrial. Em 1997 fundou a PHD Guindastes, que atualmente administra junto de suas duas filhas e conta com 150 colaboradores.

“Até fiquei surpreso, mas muito contente. Demonstra que, aquele empresário que se dedica muito, cresça no mercado. Eu cresci de algo que começou muito pequeno. Pra quem não tinha nada, o que temos hoje é muita coisa. Sentimento de alegria e satisfação muito grande. Vim com 10 anos, vendi pastel e cheguei onde cheguei, é muito gratificante.”

Maurien Randon Barbosa – diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon, organização que coordena todos os programas sociais das Empresas Randon, desde 2007. Maurien é formada em Serviço Social e em Direito pela Universidade de Caxias do Sul, com pós-graduações em Direito Empresarial e Gestão Responsável para a Sustentabilidade. Começou a carreira profissional nas Empresas Randon em 1983, e desde 2010 é Gerente Corporativo de Responsabilidade Social da companhia.

“É uma alegria esse reconhecimento pelo nosso trabalho a comunidade, a toda equipe e das Empresas Randon. A gestão muito ligada as necessidades da população. O trabalho social é sempre muito presente. Eu acho que todas empresas têm muito a fazer, incentivo fiscal, e todas podem fazer algo por Caxias. Uma forma de retribuir o carinho que a comunidade tem com a empresa”.

Mércio Antônio Susin – diretor da metalúrgica Susin Francescutti, é filho de um dos fundadores da empresa. Administrador de empresas formado pela Universidade de Caxias do Sul, com pós-graduação em Administração Financeira, desde a infância esteve conectado com o dia a dia da empresa que viria a liderar. Passou por funções como auxiliar de almoxarifado, office boy, assistente de qualidade, operador de máquinas, projetista, comprador, até as atribuições atuais como gestor.

“Não tinha expectativa de receber essa homenagem. No primeiro momento me trouxe um sentimento de reconhecimento muito grande e, quando processamos melhor essa informação, a honraria, você começa olhar a nominata das pessoas que já foram homenageadas, isso gera um grau de responsabilidade maior e nos motiva a continuar o trabalho. Não é fruto exclusivo meu, é um mérito de toda equipe que está lá hoje e os que trouxeram a empresa até aqui. Estou contente com essa honraria”.

Duas novas categorias
Jovem Empreendedor Industrial: Willian Guilherme Vieira – gestor na empresa Metais Wizeto Indústria e Comércio é engenheiro mecânico formado pela Universidade de Caxias do Sul, com pós-graduação em Administração de Empresas. Atuando há quase 20 anos na empresa familiar, desenvolveu metodologia própria no atendimento e gestão do negócio. Líder de um conjunto de 20 colaboradores, conduz os negócios da empresa que atende o mercado do vestuário, com aviamentos injetados e estampados, como botões, placas, rebites e fivelas.

Projeto Inovador: Isabella Brugalli Borghetti e Gustavo Borghetti – diretores da BoomaTech, empresa do grupo Master Power, de São Marcos. A unidade iniciou como um setor de pesquisa e desenvolvimento, focado em eletrificação de veículos, como forma de renovação de negócio e expansão de produção. Com a evolução para pesquisas com grafeno e derivados, a empresa ganhou independência e hoje fabrica grafeno em 25 caracterizações distintas, fornecendo a tecnologia para diversos setores econômicos, como agricultura, indústria automotiva, construção civil, biomedicina, indústria têxtil, entre outros.

O reconhecimento
O evento de entrega do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera ocorre no dia 26 de novembro, às 20h, no centro de eventos Casa Perlage, em Farroupilha. Com capacidade prevista para 300 convidados, o evento seguirá todos os protocolos sanitários vigentes em razão da pandemia de Covid-19, incluindo a apresentação de comprovação vacinal regular. Instituído desde 1987, o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera é atribuído anualmente a personalidades que, com visão estratégica e representação institucional, empresarial e em defesa da livre iniciativa, conseguem projetar suas organizações. O prêmio leva o nome de Luigia Carolina Zanrroso Eberle, Gigia Bandera, pioneira da metalurgia em Caxias do Sul e personagem-símbolo do empreendedorismo feminino.