Comportamento

Amesne solicitará ao Governo do RS a desobrigação do passaporte vacinal

Foto: Amesne / Divulgação
Foto: Amesne / Divulgação

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, em entrevista a reportagem do Portal Leouve destacou alguns pontos que foram discutidos na reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste – Amesne, realizada na quinta-feira (11), no município de Nova Prata.

Segundo Didomenico os números apresentados são positivos. Há tendência na redução de casos graves, ainda têm-se números significativos de internações, mas é visível uma redução de agravamento da pandemia.

Por conta disso, “por unanimidade os prefeitos votaram e a Amesne estará encaminhando ao Governo do Estado, que não seja mais obrigatório o passaporte vacinal e sim que seja trabalhado e fortalecido muitas campanhas de vacinação que estão em bom número, mas que ainda precisa avançar um pouco mais. Porque é isso que está nos dando a segurança e a tranquilidade de um amanhã melhor. Não é conferir a vacina que é importante e tudo, mas é nós trabalharmos aquilo que os municípios vem fazendo, incentivando as comunidades buscar a vacinação”, destacou o prefeito de Caxias do Sul.

Outro ponto discutido pelos prefeitos é sobre a retirada das máscaras. Porém, neste quesito os prefeitos vão aguardar uma portaria do Governo Federal. A expectativa de Adiló é que com o andamento da vacinação, em breve, já seja desobrigado o uso do equipamento de proteção em locais abertos.

O documento foi enviado pela instituição ainda nesta sexta-feira (12). Agora aguarda-se a avaliação por meio da Secretaria Estadual da Saúde.