Comportamento

Pavilhão que deve abrigar recicladores da Rua Cristóforo Randon, em Caxias, deve ser construído em 2022

(Foto: Isa Severo/Grupo RSCOM)
(Foto: Isa Severo/Grupo RSCOM)

A prefeitura de Caxias do Sul planeja construir um pavilhão para alojar os recicladores, que trabalham na Rua Cristóforo Randon, no bairro Euzébio Beltrão de Queiróz. A ideia é adquirir uma área no bairro Marechal Floriano, para que os profissionais sigam na região que já estão acostumados.

A área é alvo de constante reclamação dos moradores, devido ao grande número de lixo espalhado pela via e da obstrução no trânsito. A rua foi alargada em 2016 e teve um investimento de cerca de R$ 5 milhões. Segundo o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico atualmente cinco recicladoras atuam no local.

O município decretou utilidade pública e visa a aquisição de 10 terrenos para atender a demanda, “Publicamos um decreto de utilidade pública para reservar esses dez terrenos, porém um ou dois terrenos invadiam o campo suplementar do Caxias, e não queremos causar prejuízo ao Caxias. Então agora pela tarde ainda conversei com a secretária Grégora Fortuna para nós encaminharmos o novo decreto se possível até o começo da próxima semana retificando a matrícula”, falou Adiló.

O prefeito ainda explicou que os terrenos estão em processo de leilão e para os próximos passos é necessário aguardar a decisão do Judiciário. “A Secretaria de Planejamento tá fazendo isso, tão logo a gente têm a área decretada de utilidade pública, nós vamos depender do judiciário, porque é uma área que está em processo de leilão judicial para poder adquirir. É um trabalho que eu diria que vai se estender ao longo de 2022, mas está no nosso radar o ano que vem resolver esse assunto”.

Uma das preocupações de Adiló é quanto aos riscos de incêndio devido ao acúmulo de entulhos e o perigo para os moradores daquela localidade. Até o momento não se tem previsão de início das obras ou de valor a ser investido.