Segurança

Acidentes de trânsito com morte tem uma elevação de 79% em Caxias do Sul

Foto: Fábio Carnesella / Grupo RSCOM
Foto: Fábio Carnesella / Grupo RSCOM

O ano de 2021 está com uma elevação preocupante no número de mortes no trânsito. Até o momento (10/11), já registrou-se 43 mortes, o dobro do mesmo período do ano passado, onde até o final de novembro 24 vidas tinham sido perdidas em acidentes.

O ano todo de 2020 foram registrados no perímetro de Caxias o Sul 28 mortes e neste ano, ainda faltam dois meses para acabar o ano, mas os números chegam com 79% a mais de mortes, segundo dados repassados pela Fiscalização de Trânsito.

Ainda de acordo com o Setor de Estatísticas da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), houve elevação no número de acidentes se lesões, de 3.150 em todo o 2020 para 3.474, dado coletado até outubro de 2021.

Destes 43 acidentes com mortes foram: Condutor – 18; Passageiro – 10; Ciclista – 2; Pedestre – 10 e Piloto de moto – 3. Destas vítimas fatais, segundo dados do setor de estatísticas 2,33% em estradas municipais, 27% em vias públicas do município, 18% na ERS-122, 27% na RSC-453 e 23% na BR-116.

O diretor de Trânsito da SMTTM, Eder Martini, salienta que a Fiscalização de Trânsito “vê com bastante preocupação”, não só pelo aumento, mas sim por qualquer número. Ele destaca que “primeiramente a gente tem que observar um aumento natural, a gente teve um 2020 a partir de março praticamente parado, isso ai teve uma interferência na redução, já com um 2021 mais agitado, mais movimentado, as atividades retornando, a gente teve um aumento de infrações de trânsito, acidentes sem e com lesões, e consequentemente com mais óbitos, situações embriaguez, porque as várias atividades noturnas voltaram.”

De acordo com Martini, no intuito de reduzir os acidentes e dar mais incentivo na atenção do trânsito, a SMTTM retornou com atividades da Escola Pública de Trânsito, visitando empresas e escolas. Retornou-se as operações Balada Segura, com um acréscimo de 10 etilômetros para incrementar na segurança, relacionada a embriaguez ao volante. Ainda operações integradas entre as forças de segurança e fiscalizações de sossego público, foram destacadas pelo diretor como medidas que estão sendo adotadas.

As pessoas flagradas com o teste do bafômetro em todo o ano de 2020 foram 531 pessoas. Em 2021, já chegamos a 440 pessoas.

Entretanto, Eder Martini comentou que não é só a legislação que resolve os problemas. Na visão dele, apenas os órgãos de segurança e trânsito cumprindo as leis não adianta, a comunidade, o motorista, o núcleo familiar também precisa colaborar, por isso, ele desta que a solução para o trânsito de Caxias do Sul é o respeito.

“A solução ela passa pelo respeito, pela educação, o pai respeitar o filho, no momento que ele esta solicitando ao filho que coloque o cinto, é uma questão de respeito, em respeitar a vida do filho, dar o exemplo. Porque o exemplo maior muitas vezes a gente fala que a Fiscalização tem que dá exemplo, o poder público, não, quem tem que dar o exemplo é o pai dentro de casa, é a mãe, cobrar do seu filho, ouvir os filhos também esse respeito familiar é muito importante e o resultado a gente vai ter na via depois. Uma morte é bastante impactante.”

O mês de novembro até o dia 10 já registrou quatro mortes violentas no trânsito, sendo um atropelamento na BR-116, e outras três pessoas que morreram em um colisão frontal, caindo do veículo por estarem sem cinto de segurança.