Neste outubro, 38 apenados e apenadas de quatro unidades prisionais do Rio Grande do Sul receberam certificados de oficinas do programa Sesc Envolva-se. O objetivo é valorizar a cidadania, promover alternativas de geração de renda para pessoas presas e desenvolver a sustentabilidade.
Os apenados da Penitenciária de Canoas 1, as apenadas do Instituto Penal Feminino de Porto Alegre e as detentas da galeria LGBT da Penitenciária Estadual de Charqueadas realizaram a capacitação de técnicas de tapeçaria e artesanato sustentável. Na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba, as mulheres privadas de liberdade realizaram o curso de aperfeiçoamento em costura sustentável e upcycling.
“Este é o primeiro certificado que eu recebo na vida. Espero que outros cursos como este aconteçam, porque, para nós, são muito importantes”, afirmou a apenada M.L.M., recolhida na Penitenciária de Guaíba, que se formou na segunda-feira (25/10). O trabalho desenvolvido capacitou as apenadas para transformar roupas de adultos, que seriam descartadas por não se encontrarem em condições de serem comercializadas, em roupas infantis e artigos de decoração.
Secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild enfatizou que a educação e a profissionalização da população prisional são fundamentais para a inclusão social e a diminuição do índice de reincidência no sistema prisional. “As pessoas privadas de liberdade que concluíram as oficinas puderam desenvolver muitas habilidades, garantindo, na formatura, não só o certificado, mas uma perspectiva de trabalho e geração de renda”, destacou