Bento Gonçalves

Projeto de inclusão "A Arte para Cego Ver" é lançado em Bento Gonçalves

O fotógrafo Hélio Alexandre busca expandir o acesso à arte para deficientes visuais

Imagem: Hélio Alexandre/Divulgação
Imagem: Hélio Alexandre/Divulgação

Com o objetivo de ampliar o acesso da arte aos deficientes visuais, o fotógrafo Hélio Alexandre realizou o projeto “A Arte para Cego Ver”, contemplado em 2019 pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves. Inicialmente a proposta era realizar uma exposição presencial foto-descritiva, mas devido à pandemia, sofreu modificações e está sendo lançara em formato online.

O resultado consiste em um vídeo de aproximadamente 30 minutos, apresentando cada um dos artistas selecionados e suas obras, contendo a audiodescrição de cada uma delas.

Em sua essência “A Arte para Cego Ver” trata da produção e exposição fotográfica retratando 10 artistas locais. Com o método de acessibilidade de foto-descrição (técnica usada para descrever de forma objetiva a imagem apresentada), o projeto permite que deficientes visuais passem a conhecer esses artistas e suas obras.

De acordo com o fotógrafo e idealizador do projeto, Hélio Alexandre, ao longo da realização das atividades, foi necessário enfrentar alguns desafios acerca das técnicas relacionadas à acessibilidade para deficiência visual. “Devido à Covid-19 as exposições presenciais foram adiadas, e foi então que resolvemos fazer no formato online, para gerar maior engajamento com o público e levar o conteúdo gerado ao maior número de pessoas possível”, explicou.

O projeto foi adaptado primeiramente com publicações na rede social Facebook, para que os portadores de deficiência visual possam ter acesso pelos aplicativos leitores de telas e textos em seus smartfones e computadores. Segundo o fotógrafo, a ideia é dar continuidade ao projeto e realizar a exposição também no formato presencial.

Confira a exposição fotográfica: “A Arte para Cego Ver”