Esportes

Bento Gonçalves inicia Projeto Voleibol Sentado para pessoas com deficiência física

São 16 vagas com aulas gratuitas para pessoas com mais de 16 anos de idade

Imagem: Gunther Scholer/Grupo RSCOM
Imagem: Gunther Scholer/Grupo RSCOM

Com o objetivo de fomentar o voleibol paralímpico (voleibol sentado), iniciaram neste mês de outubro em Bento Gonçalves as atividades do “Projeto Voleibol Sentado”. A iniciativa é voltada para pessoas com deficiência física (lesados medulares, paraplégicos, amputados dos membros inferiores). Além das aulas, o projeto tem ainda a intenção de fomentar equipes que representem a cidade em competições municipais, estaduais e nacionais. São 16 vagas para pessoas com mais de 16 anos de idade. Os treinos acontecem no Ginásio do Clube Aliança, com participação gratuita.

A concepção e coordenação do projeto estão a cargo do professor Francisco Ferreira, mestrando em Voleibol e Especialista em Medicina Esportiva, que traz na sua bagagem cerca de 45 anos de experiência treinando equipes de vôlei, nas suas variantes.

Segundo Ferreira, o objetivo é educar e capacitar os participantes através do voleibol, desenvolvendo a formação de caráter, baseado em valores de paz, ética, cidadania, convivência social, saúde, além de desenvolver, através de treinamentos específicos, as capacidades necessárias ao desenvolvimento motor, qualidades físicas e a execução de tarefas do cotidiano.

“A prática promove inúmeros benefícios aos participantes. Na esfera social, potencializa a qualidade de vida, com destaque aos aspectos como socialização e autoestima dos envolvidos e contribui nos processos de inclusão socioeducacional. No âmbito motor, podemos perceber a melhora na resistência física e o favorecimento de sua adaptação ou readaptação física global”, explica. O treinador salienta que a fase inicial desta formação estará focada no acolhimento às pessoas que chegam ao grupo. “É importante que o aluno com deficiência física consiga romper a barreira da insegurança na prática de um esporte. Nosso convite é para que as pessoas sintam-se à vontade para se aproximar, conhecer e experimentar” novos movimentos”, complementa Ferreira.

O projeto conta com o apoio da Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF), Associação Atlética e Cultural Bentogonçalvense (AACD), Secretaria de Desporto e Desenvolvimento Social e Clube Aliança.

Mais informações e inscrições podem ser feitas através da ADEF pelo fone: 54.3451.4499.

Imagem: Gunther Scholer/Grupo RSCOM
Imagem: Gunther Scholer/Grupo RSCOM
Imagem: Gunther Scholer/Grupo RSCOM