Bento Gonçalves

36ª Feira do Livro de Bento oferece atrações em formato híbrido

Em visita ao Grupo RSCOM, representantes falaram sobre a expectativa para os 11 dias de feira.

Imagem: Patrícia Larentis/Grupo RSCOM
Imagem: Patrícia Larentis/Grupo RSCOM

“Novos tempos, novas leituras” é o lema da 36ª Feira do Livro que foi aberta oficialmente na quarta-feira (06), no Clube Aliança. Neste ano a Feira está em formato híbrido, com as atrações sendo realizadas presencialmente na Via Del Vino, e online através do canal da Feira no Youtube.

São 37 escritores, oficinas, lançamentos de livros, contações de histórias, bate-papos, entrevistas, teatro, danças, sarau e apresentações musicais. Além disso, 16 escolas vão participar das atividades abrangendo, aproximadamente, três mil alunos. Cinco livreiros estão na Via Del Vino: Cacique de Barros, Adriano Bilhalva, Betel/Videira, App e Dom Quixote. As livrarias estão com 15% de desconto nas vendas.

Neste ano o evento tem como escritora Homenageada Sabrina Dalbelo, gaúcha de Porto Alegre, que reside em Bento Gonçalves há 15 anos. Formada em Direito é autora dos livros de poesia “Baseado em Pessoas Reais” (2017), “Lente de aumento para coisas grandes” (2018) e “Rasga-ossos” (2020).

A patrona da Feira do Livro é Natalia Borges Polesso. Ela é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Caxias do Sul, com o projeto de pesquisa Geografias Homoafetivas: literatura, gênero e leitura. Doutora em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS (2017), com período de doutorado-sanduíche na universidade Sorbonne, na França, (2015), entre outras distinções.

É autora, dos livros “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, vencedor do prêmio Açorianos de Literatura (2013). “Amora” (2015), vencedor dos prêmios AGES – livro do ano (2016), Açorianos de Literatura (2016) e 1º lugar no Prêmio Jabuti, nas categorias Contos e Escolha do Leitor. Controle (2019), vencedor dos Prêmios Minuano, Vivita Cartier e finalista do Prêmio São Paulo da Literatura. Ainda, publicou dois livros que falam sobre distopias “Corpos Secos” (2020) e “A Extinção das Abelhas” (2021).

Em visita ao Grupo RSCOM, as escritoras Sabrina e Natália, juntamente com o Secretário de Cultura, Evandro Soares, conversaram com a jornalista Patrícia Larentis sobre a expectativa para os 11 dias da feira. Confira abaixo a entrevista completa.

O horário da Feira do Livro é das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira e domingos, e das 9h às 20h, nos sábados. Confira a programação completa.