Esportes

Grêmio perde para o Sport e adia saída da zona de rabaixamento da Série A

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Após 570 dias, a Arena do Grêmio voltou a receber público. Pouco mais de sete mil gremistas estiveram no estádio e viram o time tricolor perder por 2 a 1 para o Sport que acabou com o jejum de gols e vitórias na noite deste domingo (03), em Porto Alegre.

Em meio à crise por uso de reforço que já havia disputado sete partidas no Campeonato Brasileiro A partida válida pela 23ª rodada teve ares de ataque contra defesa, mas grande empenho do time visitante e abuso nos cruzamentos do lado gremista.

Gustavo e Mikael marcaram os gols do Sport. Douglas Costa, no final, ainda descontou com um belo chute de fora da área. O placar é um balde de água fria no Grêmio, que tinha chance de sair da zona de rebaixamento pela primeira vez no Brasileirão. O Sport, agora, tem 20 pontos. Dois a menos que o time de Felipão.

Nas duas próxima rodadas, o Grêmio joga contra duas equipes que também buscam a fuga do rebaixamento, o Cuiabá na próxima quarta-feira (06) e o Santos no fim de semana.

O Jogo

Primeiro tempo

O Grêmio iniciou a partida dominando grande parte das ações do jogo. Logo aos 2 minutos, a primeira chance veio com Douglas Costa, que recebeu de Vanderson, e arriscou o chute, mas esbarrou na marcação de Sabino. Logo em seguida, Borja recebeu na entrada da área e também tentou o chute, mas a bola saiu para fora. O Grêmio seguia com o comando do jogo, chegando principalmente pelos lados do campo, com Ferreira, pela extrema esquerda e Douglas Costa, pela direita.

O Tricolor chegou novamente aos 14 e 15 minutos. Primeiro com Ferreira, que recebeu pelo lado esquerdo, limpou a marcação e chutou rasteiro, que Maílson segurou. Em seguida, Vanderson avançou pelo lado direito e fez o cruzamento, mas ficou com o goleiro Maílson.

A única grande chance do Sport foi aos 18 minutos, com Everaldo recebendo na entrada da área e tentou um chute forte, que Chapecó faz grande defesa. Aos 25 minutos, Ferreira faz grande jogada pelo lado esquerdo, passando entre as pernas do marcação, mas no cruzamento ninguém aparece para finalizar.

A melhor chegada do Grêmio aconteceu aos 30 minutos, que Ferreira recebeu na esquerda e cruzou na cabeça de Borja. O centroavante sobe bem, mas cabeceia para fora, por cima do gol do Sport.

Sem grandes oportunidades na reta final do primeiro tempo, o jogo teve a fase inicial finalizada em 0a 0.

Segundo tempo

O Tricolor voltou a campo com alterações. Felipão tirou Rafinha e Alisson e colocou Guilherme Guedes e Campaz, mudando a dinâmica da equipe em busca da vitória. Aos 6 minutos, Thiago Santos cometeu falta na entrada da área e oportunizou um arremate perigoso na entrada da área. Cobrança de Sander, que Chapecó fez grande defesa, mas deu rebote, que Gustavo aproveitou e, de perna direita, fez o gol do Sport: 1 a 0.

A reação do Grêmio veio aos 9 minutos, quando Campaz recebeu na intermediária, limpou a marcação e chutou, mas o goleiro Maílson pegou firme e impediu o gol do Grêmio. Logo na sequência, em contra-ataque, Douglas Costa comandou uma arrancada tricolor e acionou Borja. O centroavante foi até a linha de fundo para fazer o cruzamento, escorreu o pé esquerdo e sentiu, mas seguiu no jogo. No lance seguinte, em mais uma boa chegada do Grêmio, cruzamento de Guilherme Guedes na segunda trave, que Borja cabeceou e Maílson fez grande defesa. A equipe pediu revisão do VAR para o lance, alegando que a bola teria entrado, mas o árbitro não fez a revisão.

Aos 17, o Grêmio chegou mais uma vez com Guilherme Guedes, que acionou Ferreira. Praticamente cara a cara com o goleiro, o atacante chuta fraco e rasteiro, nas mãos do arqueiro do Sport. Após o lance, Borja deixou o gramado para a entrada de Diego Souza.

Mas o Sport ampliou. Aos 24, Everaldo acionou Mikael que, cara a cara com goleiro Chapecó, fez o segundo. O Grêmio reagiu aos 25 minutos, quando Campaz recebeu na entrada da área, chutou forte, mas a bola bateu no travessão. No rebote, Diego Souza perde.

O técnico Luiz Felipe Scolari realizou mais uma alteração, com Ferreira saindo para o lugar de Everton. No fim do jogo, Douglas Costa marca um golaço, descontando o placar. O camisa 10 recebeu pela direita, limpou a marcação fora da área e, de perna esquerda, arriscou um chute que atingiu a gaveta do gol do Sport, sem chance para o goleiro Maílson. O gol marca o primeiro dele no retorno ao Tricolor.

A partir dos 40 minutos, o Grêmio voltou a dominar o campo ofensivo, insistindo em igualar o marcador, mas sem conseguir chegar ao gol. Final: Grêmio 1×2 Sport.

Fonte: Assessoria Imprensa Grêmio