Ir à praia e ver pessoas praticando esportes de areia é algo recorrente no verão de todos que frequentam o litoral. As canchas estão sempre repletas de entusiastas jogando futevôlei, vôlei, beach tennis, dentre outros esportes. Entretanto, para as pessoas que vivem afastadas da praia, era uma lástima que tais modalidades estivessem sempre tão distantes ao longo do ano. Pensando em aproximar o público das areias, empreendedores de Bento Gonçalves, e de diversas outras cidades da Serra Gaúcha, criaram espaços para que a prática destes esportes fosse possível mesmo estando a centenas de quilômetros de distância do mar.
Este mercado vem ganhando cada vez mais espaço e locais voltados para a prática das modalidades. As ofertas vão desde aluguel de quadras para jogos casuais e de aulas esportivas, até a realização de campeonatos municipais. Um exemplo disso é a Lapa Complexo Esportivo, sediada em Bento Gonçalves. O espaço conta com três quadras e tem chamado a atenção do público que deseja jogar futevôlei entre amigos, praticar o tradicional vôlei, beach tennis, ou, ainda, realizar treinamentos físicos na areia.
Um dos proprietários da Lapa, Evandro Bianchi, conversou com a reportagem do Grupo RSCOM sobre o início dificultado pela pandemia e o sucesso que os esportes de praia estão tendo na Serra Gaúcha.
“Quando a gente abriu o nosso complexo tivemos uma procura muito grande. As pessoas de Bento Gonçalves estão abraçando o futevôlei, principalmente. Aqui na Lapa Complex, através das aulas e dos torneios que viemos promovendo, a gente conseguiu ter diversos crescimentos dentro das limitações causadas pela pandemia. Mas, agora, conseguimos realizar os torneios que vão acontecer nos próximos finais de semana e vão até o final do ano”, disse.
Tamanha é popularidade dos esportes de praia que, nos primeiros três dias de outubro, acontecerá, na Lapa, a 2ª edição do Copa Cabanas de futevôlei da cidade. O campeonato terá início na sexta-feira (01) à noite e se estenderá até o final do domingo (03). A Copa será dividida em quatro categorias (Misto, Bronze, Avançado e Ouro) e contará com a presença de quatro times de Bento Gonçalves, sendo eles o Anti-Dopping, Copeiros, São Cristóvão e Sem Freio. Ao todo, o campeonato receberá 250 atletas das cidades da região e, até mesmo, jogadores de Santa Catarina.
O representante do time do São Cristóvão, Douglas Barth, comentou sobre as expectativas da equipe para a competição. “As expectativas são as melhores possíveis. A gente está com duplas realmente bem boas nas principais categorias, porém as outras equipes também se reforçaram bastante. Teremos jogos de muita qualidade”, destacou.
O evento será aberto ao público e todas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 serão seguidas. Os organizadores pedem para que, aqueles que quiserem prestigiar a Copa, sigam todas as orientações, utilizem a máscara e apresentem o comprovante de vacinação. Além disso, para aqueles que não puderem comparecer, o campeonato será transmitido ao vivo através do canal no YouTube “Na Fita TV”.
Confira, abaixo, registros da 1ª edição do Copa Cabanas de futevôlei.