O casal de atletas de Caxias do Sul, Rafael Santos e Andreia Canale representarão o Estado na 1ª Copa do Mundo de Beach Tennis no Rio de Janeiro. O evento que ocorre de 4 a 10 de outubro, em Copacabana, e foi homologado pela Federação Internacional de Tênis (ITF), receberá a “2021 ITF Beach Tennis World Cup Pro and Junior”. A partir deste evento, o Brasil passará a figurar no calendário mundial do Beach Tennis.
Eles são apoiados pela Vairo Brasil, marca de Beach Tennis consolidada no país, com vestuário e raquetes próprias, a qual tem sua sede em Caxias do Sul. A marca proporcionará a participação dos atletas caxienses no Campeonato Mundial e levará o nome do Circuito da Serra ao Rio de Janeiro.
A Federação Internacional de Tênis (ITF) divulgou a lista de países classificados para a ITF Beach Tennis World Cup Pro and Junior, a Copa do Mundo por equipes da modalidade. Na categoria Pro, 16 países vão disputar a competição: Brasil, Equador, Venezuela, Chile, Porto Rico, Aruba, Curaçao, Marrocos, Japão, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Rússia, Bulgária e França.
O Brasil vai em busca do tetracampeonato inédito. Campeão em 2013, 2018 e 2019, o Time Brasil terá a chance de levantar a taça pela primeira vez em casa. A competição mundial acontece desde 2012 e só a Itália tem mais títulos do que o Brasil, somando quatro vitórias (2012, 2014, 2015 e 2017).
Rafael de 39 e Andreia de 34 anos, ele educador físico há 20 anos e ela do setor administrativo de uma academia de Caxias, começaram o esporte de forma despretensiosa. Primeiro ela começou a praticar o esporte junto a academia Bohrer Sports – atualmente única academia que trabalha com a modalidade no município- e levou o companheiro. Em virtude da pandemia eles acabaram se dedicando ao esporte e começaram então a participar de torneios.
O Beach Tennis surgiu na Itália, na década de 80, e só chegou ao Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, em 2008. A modalidade que vem ganhando espaço em todo o litoral e clubes do Brasil é uma mistura de vôlei de praia, já que é jogado em dupla e o ponto é marcado quando a bola toca o “chão” do adversário.
Para Rafael, este é um momento muito importante para o casal, que vem ganhando destaque na região, “A gente está bem animado, até porque a nível regional a gente tem tido um bom destaque, dentro da nossa categoria, que a gente joga e é mais pela experiência, pois é uma experiência completamente inovadora. Nós estaremos com os maiores jogadores de beach tênis do mundo”.
Conforme o educador, este esporte é um dos que mais cresce no mundo e segue crescendo principalmente no Brasil.
Em Caxias do Sul deve ser inaugurada ainda neste ano a maior arena de Beach Tênis do mundo, com relação a número de quadras, pela academia Engenharia do Corpo.