A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) sediou nesta quarta-feira (22), mais uma importante reunião do Grupo Técnico de Trabalho que analisou o Plano de Concessão de Rodovias do Polo Rodoviário da Serra, o chamado Bloco 3, após o ciclo de consulta pública.
Conduzida pela presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Serra, Mônica Matia, a reunião contou com a presença do secretário extraordinário de Parcerias do Rio Grande do Sul, Leonardo Busatto, além de prefeitos, vereadores, deputados, lideranças empresariais da Região, incluindo o presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, e, virtualmente, de técnicos do BNDES.
Durante o encontro, Busatto fez a devolutiva das demandas apresentadas pelo Grupo de Trabalho, resultado de mais de 40 horas de reuniões desde junho, em busca de melhorias para a infraestrutura regional. Houve também a apresentação técnica da localização das seis praças de pedágio, critérios para a tarifação e os próximos passos para fazer avançar a concessão de 1.131 quilômetros no Polo Rodoviário da Serra.
O Grupo de Trabalho voltará a se reunir na próxima terça-feira (28) com os prefeitos para deliberar a respeito da proposta apresentada pelo governo do estado. Novo encontro com 9 secretário Leonardo Busatto deve ocorrer no dia 1º de outubro para a finalização do processo.
Após isso, os próximos passos, segundo o secretário, serão a divulgação das mudanças propostas do Bloco 3 aos municípios e à sociedade, envio do relatório com as alterações para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), aprovação junto ao Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas e publicação do edital.
Durante a apresentação da devolutiva, Leonardo Busatto enfatizou a inclusão de novos investimentos à proposta original do Bloco 3. Estão previstas 29 passarelas; 48 interseções (novas e adequações); 1,8 km de faixas adicionais; 37,8 km de marginais; seis novas obras de arte especiais; três áreas de escape; sete passagens de fauna; e 10 km de ciclovias, totalizando R$ 304 milhões.
A Consulta Pública foi concluída em 31 de julho, gerando o recebimento de mais de duas mil contribuições, revelou o secretário. “Mais de 90% das demandas foram incorporadas”, acrescentou. Entre elas, a alteração de localização das praças de pedágio nas rodovias ERS-122, ERS-446 e ERS-240. Nesta proposta do governo do estado, as tarifas com a realocação das praças e novos investimentos variam de R$ 6,75 a R$ 9,62.
Nova proposta
– Antônio Prado – RS-122, km 150 – R$ 6,79
– Capela de Santana – RS-240, km 20 – R$ 7,08
– Farroupilha – RS-122, km 45 – R$ 8,34
– Carlos Barbosa – RS-446, km 6 – R$ 7,72
– Bom Princípio – RS-122, km 4 – R$ 9,62
– Flores da Cunha – RS-122, Km 103 – R$ 6,75