Bento Gonçalves

3ºBPAT realiza evento alusivo ao Setembro Amarelo para agentes de segurança de Bento Gonçalves

Imagem: Günther Schöler \ Grupo RSCOM
Imagem: Günther Schöler \ Grupo RSCOM

Na tarde da última quinta-feira (16), o 3ºBPAT realizou, na Fundação Casa das Artes, um evento alusivo ao Setembro Amarelo. Durante as palestras, foi abordada a importância da saúde mental e prevenção do suicídio entre os agentes de segurança. Na ocasião, duas psicólogas conversaram com policiais de diversas esferas sobre como lidar com a rotina, e como manter a saúde do corpo e da mente.

A psicóloga Camila Fistarol, que conversou com os policiais sobre os cuidados com a saúde mental e corporal, destacou a importância de que os agentes procurem auxilio caso não sintam-se bem.

“Temos a importância [da saúde mental] de uns tempos pra cá mais ainda. Tem se dado mais atenção ao Setembro Amarelo, de modo geral, em toda a sociedade, mas aos policiais também porque devido à ocorrência nos últimos tempos de vários transtornos de ansiedade e depressão, se percebesse a importância de não ficar calado perante estes assuntos e promover estes eventos e divulgar esse serviço para saúde mental deles.” Destacou a psicóloga.

Imagem: 3ºBPAT

O delegado da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, Fernando Cruz, frisou que os cuidados com o psicológico, especialmente, para os agentes plantonistas que atendem as ocorrências mais difíceis durante o expediente, são um pilar fundamental para saúde dos policiais.

“É muito pertine a saúde mental para os agentes de polícia é uma situação que requer atenção no caso específico da DPPA, que temos os agentes plantonistas que se deparam com as maiores maldades que o ser humano pode fazer, lavram flagrantes, atendem ao público, eles lidam com situações estressantes corriqueiramente. É muito importante que tenhamos uma atenção com a saúde mental, que acompanhemos, e que se dê todo o amparo necessário”.

A palestra contou com a presença de integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), Policia Civil (DEAM), Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Guarda Civil Municipal (GCM), delegados de polícia civil Fernando Cruz e Maria Isabel e da promotora de justiça Lisiane Rubin, sendo ministrada pelas Psicólogas Camila Fistarol e Tatiany da Silva Nardino.