Comportamento

Projeto prevê que escolas de Farroupilha ensinem a cultura gaúcha

Projeto prevê que escolas de Farroupilha ensinem a cultura gaúcha

O vereador de Farroupilha, Tiago Ilha (REPUBLICANOS), conhecido pelo seu trabalho junto ao tradicionalismo gaúcho, protocolou um projeto de Lei na Casa Legislativa que propõe que o ensino da cultura gauchesca seja incorporado a base curricular das escolas da Rede Municipal de Ensino.

Conforme o texto de Ilha, o conteúdo deverá abranger aspectos folclóricos, artísticos e históricos da cultura gaúcha para contribuir com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Gaúcho, previsto dentro das especificações de territorialidade.

O vereador comentou que o projeto é amparado em uma Lei Federal e que colocar esse movimento em Farroupilha é cultuar e relembrar a revolução que nomeia a cidade. Ele também comentou que outras cidades já estão com projetos parecidos, inclusive aprovados.

“Esse movimento já conta com mais de 30 cidades do Rio Grande do Sul em que vereadores já protocolaram e aprovaram projetos como este. Inclusive, a cidade de Pinhal Grande terá nesta semana a aula inaugural com o projeto aprovado e sancionado. Devemos chegar em mais de 70 cidades essa Lei através deste movimento ligado a cultura gaúcha”, disse.

Ainda de acordo com Ilha a ideia principal é manter as tradições do Estado no seio familiar das crianças. Em Farroupilha, o texto prevê que as aulas devam começar no ano letivo seguinte a sua aprovação.