Comportamento

Exigência da carteira de vacina em eventos já era discutida pela prefeitura de Caxias do Sul

Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Nesta segunda-feira (13) a Prefeitura de Caxias do Sul publicou um novo decreto, com adequações em relação as normativas da Covid-19. Dentre elas, o município anunciou o selo “Estabelecimento Parceiro”, projeto que foi readequado após indicação do vereador Juliano Valim (PSD).

A secretária de Governo Grégora Fortuna dos Passos explica que mesmo com a indicação do vereador, o Gabinete de Crise já discutia com as lideranças empresariais a exigência.

Nós recebemos uma indicação da Câmara e avaliamos esta possibilidade para inserir a obrigatoriedade e foi chamando os estabelecimentos para serem parceiros. Então aqueles que quiserem operar em horário diferenciado tem que ter o selo. Não é obrigatório, quem não se sentir confortável permanece com as limitações. Nós já fizemos diversas reuniões com o hub de eventos e os próprios proprietários fizeram estas sugestões”.

De acordo com ela, o estabelecimento que desejar cobrar dos clientes a carteira de vacinação, com pelo menos a primeira dose, devem solicitar com a Secretaria de Urbanismo, protocolando a intenção e receberá o selo.

O documento deve ficar exposto para os frequentadores, assim, o estabelecimento dos segmentos de lazer, gastronomia, pubs e eventos terá o horário liberado para funcionamento. Os demais pontos comerciais terão que seguir o limite de horário entre 5h e 1h. Sendo permitida a entrada de clientes até meia-noite. Os eventos a limitação ainda segue de seis horas de duração.

Grégora reforça que mesmo com a liberação de horário, há a limitação de 80% do público da casa, não ultrapassando as 350 pessoas. Ainda, a obrigatoriedade do uso da máscara e a proibição de danças seguem válidas também.

A secretária concluí que este projeto será um piloto, com o andamento da adesão dos bares e restaurantes ele será ampliado aos demais segmentos.