Previsão do Tempo

Condição perigosa de tempo severo inclui granizo grande e risco de tornados no RS

Chuva forte com vento e granizo deve chegar nessa madrugada na região. Foto: Reprodução
Chuva forte com vento e granizo deve chegar nessa madrugada na região. Foto: Reprodução

O cenário meteorológico é muito perigoso para tempo severo neste começo de semana entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Um alerta da MetSul adverte para a possibilidade de chuva forte a intensa em diversas cidades, muitos raios e risco até de episódios severos de vento localizados com potencial de danos, mas a maior preocupação é a ocorrência de granizo.

Ar muito quente avança pelo Nordeste da Argentina, Paraguai e Santa Catarina em direção ao Rio Grande do Sul e junto traz muito energia para a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical que pode atingir 15 a 20 quilômetros de altura que são capazes de gerar granizo e de tamanho médio a grande.

Modelos indicam temperatura de até 24ºC nesta segunda em Santa Catarina e no Paraná, ou seja, valores altíssimos e que sinalizam uma atmosfera por demais aquecida.

Os dados dos modelos numéricos analisados pela MetSul sugerem ainda que no final deste domingo e na segunda-feira muitas cidades podem registrar queda de granizo em Santa Fé, Entre Rios, Corrientes e Misiones, na Argentina; no Uruguai; e no Rio Grande do Sul. O potencial para pedras de gelo de maior diâmetro, inclusive médias e grandes que podem provocar estragos, é bastante alto.

O modelo indica uma enorme área com risco extremo de granizo, em que podem cair pedras de variado tamanho, entre o Nordeste da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Esta região deve começar o dia com chuva, mas depois o sol deve aparecer com forte aquecimento e altos índices de instabilidade atmosférica pela presença de ar muito quente, o que não apenas favoreceria granizo como de tamanho maior e ainda com risco de tempestades severas de vento.