Esportes

Medalhista olímpica no Judô, Mayra Aguiar participa de evento em Caxias do Sul

Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Durante este final de semana, a porto-alegrense Mayra Aguiar da Silva, de 30 anos participará de um evento no Recreio da Juventude, em Caxias do Sul. Ela é medalhista olímpica no Judô, sendo a última conquista em Tóquio, uma medalha de bronze para o Brasil.

Em uma das ações da programação, na tarde desta sexta-feira (10), a atleta e o treinador Antônio Carlos de Oliveira Pereira do clube Sogipa, participaram de uma entrevista coletiva. Na conversa, Mayra relatou como foi o inicio da carreira, patrocínios, conquistas, treinamento, cirurgias e a emoção de ser a única brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em esportes individuais.

A judoca começou a treinar com seis anos, entrando no profissional com 14 anos e ao longo deste período já passou por sete cirurgias. Mayra explicou que foi para Tóquio em recuperação da última intervenção, sem muito tempo de treino. Mas, o psicológico a levou a conquista.

“É com certeza a medalha que eu tenho mais carinho porque foi a mais dura de conseguir, só pelo tempo de pandemia, então ai já foi complicado ter um treinamento de qualificado, o judô precisa de uma coletividade precisa de contato e a gente não tinha. Passar por essa cirurgia de LCA, demora de 6 a 8 meses para ficar bom pra treinar e eu tinha 10 meses para a olimpíada. Eu tinha pouquíssimo tempo, eu treinei em realidade em 1 mês para os jogos. Eu já tinha passado por cirurgia, eu sabia o processo eu sabia que não ia chegar na melhor forma física e técnica, mas eu tinha que chegar na melhor forma mental. Tranquila porque é uma pressão gigantesca, judô é um dia só pra dar certo é aquele momento e ta todo mundo assistindo, tem clube, tem família tem patrocinador e eu fiz uma competição muito boa, depois que terminou eu desabei, chorei muito. “

O treinador Antônio Carlos, destacou que Mayra tem 14 anos de auto rendimento, são quatro olimpíadas (Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020), quatro medalhas em jogos pan-americanos (Prata nos Jogos Pan-Americanos Rio de Janeiro 2007 e Toronto 2015, Ouro nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019). Ainda ela tem 10 ouros na carreira. 

A atleta relatou que a família foi a principal motivação, pois o pai arcou com muitos custos financeiros até ser acolhida por um clube e hoje poder sustentar-se do esporte. Ela afirmou que o apoio excessivo do pai e a tranquilidade da mãe auxiliaram no crescimento dela. Por isso, fez um alerta aos familiares de atletas, segundo Mayra, é importante o apoio familiar, mas os pais não podem fazer o papel de treinadores.

Mayra no inicio da carreira treinava com grandes nomes do judô brasileiro e hoje ela é integrante deste time, sendo um exemplo. Por isso, ela e o técnico estarão na Clínica Esportiva, um evento aberto ao público no Recreio da Juventude. A ação é realizada pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Fiesporte da Secretatia Municipal de Esporte e Lazer, com a empresa Swan Hotéis em apoio.

Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM