Bento Gonçalves

Um gringo em duas rodas: bento-gonçalvense inicia neste sábado um giro pelo Estado

Um gringo em duas rodas: bento-gonçalvense inicia neste sábado um giro pelo Estado

O motociclista Eduardo Torezan, de 30 anos, morador da Linha Demari, distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves, começa neste sábado (11) uma aventura pelos quatro cantos do Rio Grande do Sul em sua moto Tenere 250cc, carinhosamente apelidada de “Terezinha”. Ele sairá de Bento, seguindo a Rota do Sol até Torres, cidade que, segundo ele “é onde começa a indiada”. Eduardo pretende ficar 30 dias na estrada e contornar os quatro extremos do Estado, passando por Torres, Alpestre, Barra do Quaraí e Chuí.

“A ansiedade da saída é o maior desafio, mas na estrada tudo passa e a sensação de liberdade é incrível. Viajo geralmente sozinho, mas quando surgem dificuldades sempre tem alguém para ajudar em todo canto. Conhecer novas culturas, fazer novas amizades, não tem preço”, explica.

Segundo o aventureiro, a paixão pelo motociclismo começou em 1996, através dos tios também entusiastas. Em 2003, o irmão comprou a primeira moto e foi onde tudo começou. Pai coruja da Manuella, de 5 anos, Eduardo diz que sempre teve o apoio de toda a família. A primeira viagem foi em dezembro de 2009 e depois não parou mais. Já passou por Bolívia, Chile, Uruguai, Guiana Francesa, Argentina, Uruguai. A maior aventura, segundo ele, foi recentemente em 2020/2021, quando contornou o Brasil pelas rodovias Transpantaneira (MT-060), Transamazônica (BR-230) e a famosa Estrada Fantasma da Amazônia ( BR-319).

“Foram 32 dias de viagem e 17.228 quilômetros percorridos. Foi sem dúvida minha maior aventura até hoje. Mas ainda quero viajar até o Alasca”, sonha Torezan.

Para acompanhar a aventura, é só seguir o perfil de Eduardo no Instagram: @gringoemduasrodas

Imagem: Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal