Emprego e Carreira

Convenção coletiva para o comércio de São Marcos é definida

Foi definido o reajuste de 9,22% parcelado em duas vezes

Sindicato patronal sugere reposição a baixo da inflação para comerciários de Caxias do Sul
Foto: Grupo RSCOM

Na sexta-feira, dia 3, as comissões do Sindilojas Caxias e do Sindicomerciários definiram a Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022 para a cidade de São Marcos. Participaram da reunião de negociação pelo Sindilojas Caxias a presidente Idalice Manchini, a gerente executiva, Lisandra De Bona, e a assistente jurídica, Andrielle Barboza Bernart, e pelo Sindicomerciários o presidente Nilvo Riboldi e a vice-presidente Ivanir Perrone.

No encontro, foi definido o reajuste do comércio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) parcelado, que fechou em 9,22% no acumulado na data base de julho. O parcelamento será dividido em duas vezes. Na primeira parcela, paga em setembro, será repassado o percentual de 7%, representando 75,9% do total e os 24,1% (2,22%) restantes podem ser repassados na folha de outubro, paga em novembro, representando a segunda parcela. As cláusulas sociais tiveram incidência menor, representando 50% do INPC no quinquênio e triênio, enquanto o auxílio-creche foi corrigido pelo INPC. Já o valor do Prêmio aos Domingos fica estabelecido em R$70,00, enquanto para feriados se mantém sem reajuste o valor de R$120,00. ​

A regra de três domingos trabalhados para um de folga vai ser aplicada para os meses de maio, novembro e dezembro. Sobre a quebra de caixa, ficou acordado que esta gratificação é, exclusivamente, destinada ao funcionário que exercer o cargo de operador de caixa efetivamente. Também estão mantidas as cláusulas da CCT COVID-19, incluindo os sistemas de redução de jornada e de salários, suspensão do contrato de trabalho, férias antecipadas e banco de horas negativo.

Para a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, a oportunidade de negociar a Convenção Coletiva de São Marcos com o olhar para a realidade dos comerciantes da cidade foi essencial: “Ao analisar o resultado desta negociação, entendemos que foi possível conquistar um resultado que contribui para equilibrar as relações de trabalho na busca por uma retomada”, sinaliza.